Grandes montadoras estão recuando no suporte ao novo CarPlay Ultra da Apple
Parece que o caminho do CarPlay Ultra, a ambiciosa evolução do sistema da Apple para carros, está encontrando alguns obstáculos. Segundo uma reportagem recente do Financial Times, marcas de peso como Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Polestar e Renault estão repensando — ou até se afastando — do projeto, apesar de terem sido anunciadas inicialmente como parceiras.
A mudança é significativa, principalmente porque, lá em 2022, a Apple havia revelado com entusiasmo que 14 montadoras estariam ao lado dela nessa nova fase do CarPlay, incluindo todas essas citadas.
Mas afinal, o que tem de diferente no CarPlay Ultra?
Ao contrário da versão tradicional, que aparece apenas na central multimídia, o Ultra promete algo muito mais imersivo: ele se conecta a todos os displays do carro — do painel de velocidade à climatização — criando uma experiência totalmente integrada com o iPhone. A proposta da Apple é transformar o interior do veículo em uma extensão natural do seu iPhone, com visual padronizado e dados do carro exibidos lado a lado com apps.
Mas nem todo mundo gostou da ideia.
A Mercedes-Benz, por exemplo, já havia sinalizado que não estava confortável com a ideia de entregar tanto controle do carro para a Apple. Agora, outras marcas premium seguem pelo mesmo caminho. O principal motivo? Elas querem preservar suas próprias interfaces e, claro, não abrir mão das receitas que vêm dos seus próprios sistemas e serviçosembarcados.
De acordo com a matéria, um executivo da Renault, que está desenvolvendo um sistema próprio com a ajuda do Google e da Qualcomm, chegou a dizer à Apple:
“Não tente invadir os nossos sistemas.”
Outras montadoras que também estavam na lista original da Apple parecem estar em cima do muro. A Jaguar Land Rover, por exemplo, disse que ainda está avaliando o sistema. Ford, Nissan e a marca de luxo Infiniti afirmaram que, por enquanto, não têm novidades sobre o tema.
Já a BMW, que nem estava na lista original, confirmou que continuará oferecendo o CarPlay padrão, mas não o Ultra. A Audi também decidiu manter a versão tradicional, dizendo que prefere entregar ao motorista uma “experiência digital personalizada”.
E o mais curioso: tudo isso acontece mesmo com o CarPlay tradicional sendo um verdadeiro sucesso. A Apple afirma que 98% dos carros novos nos EUA já vêm com CarPlay, e que ele é usado mais de 600 milhões de vezes por dia.
Hoje, apenas a Aston Martin está lançando veículos com CarPlay Ultra. Hyundai, Kia, Genesis e Porsche seguem comprometidas com a nova versão, mas o silêncio das outras marcas gera dúvidas sobre o futuro da plataforma.
Ainda assim, a Apple segue otimista. Em resposta à reportagem, a empresa disse que novas parcerias estão a caminho:
“Estamos colaborando de perto com as montadoras para oferecer o melhor do iPhone e o melhor do carro. Esse trabalho leva tempo.”