fbpx

Conheça os Recursos de Acessibilidade do iOS 18 e Como eles Funcionam

 

Com o compromisso de tornar os dispositivos inclusivos e utilizável para todos, a Apple anunciou alguns de recursos de acessibilidade que chegarão ao iOS 18. De rastreamento ocular alimentado por IA e hápticas musicais a atalhos vocais e dicas de movimento de veículos, esses recursos são atendidos a usuários com diversas necessidades.

Vamos falar sobre o que são esses recursos de acessibilidade no iOS 18 e como eles funcionam.

Quais são os recursos de acessibilidade no iOS 18?

Semelhante aos recursos de acessibilidade do iOS 17, o próximo iOS 18 oferecerá vários recursos inovadores para usuários com diversas necessidades. Esses recursos aproveitam os processadores de silício da Apple, inteligência artificial e aprendizado de máquina para aumentar o poder do hardware e software da Apple.

Vamos explorar esses recursos em detalhes.

1. Eye Tracking – Rastreamento ocular alimentado por IA

Projetado para pessoas com necessidades especiais, o Eye Tracking rastreia os movimentos oculares dos usuários através das câmeras frontais do iPhone. O objetivo é traduzir esses movimentos em ações na tela… Ou seja, usando aprendizado de máquina para ajudar o usuário controlar seus dispositivos sem levantar um dedo. Além disso, ele também permite que os usuários usem a função Dwell Control para selecionar elementos em aplicativos e realizar gestos como acessar botões físicos e deslizar com apenas o movimento dos olhos.

Imagem Apple

O Eye Tracking não requer hardware ou acessórios adicionais e, quando for lançado, todos os aplicativos no seu iPhone ou iPad o suportarão. Como a Apple depende da tecnologia de aprendizado de máquina no dispositivo para esse recurso, você pode ter certeza sobre a segurança de seus dados.

2. Música Háptica

Para os amantes da música com deficiência auditiva, a Apple está trazendo o Music Haptics para o iOS 18. Este aplicativo promete oferecer uma experiência de audição única, reproduzindo vibrações sutis às batidas da música.

O Music Haptics estará disponível em milhões de músicas no Apple Music. Os desenvolvedores poderão usar sua API para trazer o recurso para seus aplicativos.

3. Atalhos Vocais e Ouça para Discurso Atípico

Atalhos Vocais é outro recurso de acessibilidade interessante no iOS 18. Ele permite que você crie frases personalizadas e as vincule para executar atalhos ou tarefas específicas no seu iPhone. Por exemplo, você pode definir a palavra “atividades” para abrir Atividade no seu Apple Watch.

Para configurar um Atalho Vocal, você precisa selecionar uma ação e gravar uma frase para ativá-la. Depois de dizer a frase três vezes, seu iPhone aprenderá a reconhecer sua voz. Agora, sempre que você disser a palavra, a Siri a processará e executará a tarefa associada.

Juntamente com os Atalhos Vocais, a Apple também anunciou outro recurso de reconhecimento de fala para o iOS 18 chamado Listen for Atypical Speech. O recurso usa o aprendizado de máquina no dispositivo para identificar os padrões de fala do usuário, ajudando pessoas em risco de perder a capacidade de falar, como aquelas com paralisia cerebral, ELA ou acidente vascular cerebral, a usar seus dispositivos facilmente.

4. Dicas de Movimento do Veículo

O enjoo de movimento acontece quando seus sentidos percebem sinais diferentes do que seu corpo sente em um veículo em movimento. Às vezes, pode dificultar o uso do seu iPhone ou iPad em um carro em movimento. A Apple pretende resolver isso com o recurso Vehicle Motion Cues no iOS 18.

O Vehicle Motion Cues usa os sensores embutidos em iPhones e iPads para detectar movimento e, em seguida, coloca pontos dinâmicos nas bordas da tela, apontando na direção oposta ao movimento do veículo. Isso cancela os efeitos do enjoo de movimento, permitindo que você use seu dispositivo confortavelmente.

Em conclusão: Outros próximos recursos de acessibilidade do iOS 18

Além dos recursos acima, o iOS 18 também trará melhorias e atualizações para alguns recursos de acessibilidade existentes.

  • O CarPlay receberá suporte para recursos de acessibilidade de Controle de Voz, Filtros de Cor e Reconhecimento de Som.
  • O AssistiveTouch agora oferecerá um trackpad virtual redimensionável, permitindo que usuários com limitações físicas operem seus dispositivos a partir de uma pequena parte da tela.
  • O Controle do Interruptor será capaz de identificar movimentos de toque com o dedo como interruptores ao usar o aplicativo Câmera.
  • O Controle de Voz incluirá termos e vocabulário mais complexos.
  • O Live Speech terá diferentes categorias e agora será compatível com o recurso Live Caption.
  • A Lupa terá um novo Modo Leitor e a capacidade de usar o botão Ação para entrar rapidamente no Modo de Detecção.
  • A digitação do Hover permitirá que pessoas com baixa visão digitem campos de texto com texto maior em fontes e cores personalizadas.

Por fim, espero que tenha gostado deste material. Deixe sua opinião nos comentários!

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.