Como GRAVAR Bateria Eletrônica no Macbook
Aprenda Como GRAVAR Bateria Eletrônica no Macbook
Muitas pessoas têm me perguntado como faço para gravar e tirar o som da bateria nos meus vídeos. No início, eu gravava o som original da bateria, mas depois descobri um método que melhorou muito a qualidade do som e trouxe benefícios para a minha prática no instrumento. Neste artigo, vou compartilhar minha experiência de como faço isso usando o software de gravação Reaper e o plugin VST SSD5 da Steven Slate Drums.
Preparação
Antes de mais nada é preciso conectar a bateria ao computador. Portanto, você vai precisar de um cabo de impressora com um lado quadrado, que vai da bateria ao computador. Em seguida, você deve instalar o software Reaper, que é gratuito e completo para gravação e edição de áudio. Basta entrar no site do Reaper, baixar e fazer a instalação. Por fim uma vez instalado, você pode abrir o Reaper e configurar as preferências de áudio para reconhecer a sua bateria.
Configurando o Reaper
Primeiramente no Reaper, vá em Preferências > Áudio e MIDI. Em Áudio, selecione a opção de entrada MIDI correspondente à sua bateria. Agora, sua bateria está conectada e pronta para ser gravada. Você pode tocar a bateria e ver as barras amarelas se movendo no Reaper. Você também pode habilitar o metrônomo para ajudar na gravação.
Plugin VST para Bateria
Para melhorar o som da bateria, você precisa de um plugin VST. Existem muitos plugins disponíveis, mas eu uso o SSD5 da Steven Slate Drums. Ele oferece uma variedade de sons de bateria de alta qualidade. Para obtê-lo gratuitamente, basta pesquisar “SSD5 free” no Google e fazer o download através do site oficial. Após o download, siga as instruções de instalação e adicione o caminho do arquivo “SSD5.dll” nas preferências do Reaper.
Ajustando as Configurações
Agora que o plugin está instalado, você pode configurar os sons individuais da bateria. Cada peça da bateria tem um número associado, que você pode editar no módulo da bateria e no programa do plugin. Mas certifique-se de que os números correspondentes sejam os mesmos para cada peça da bateria. Por exemplo, se a caixa está sem som, verifique se os números correspondentes no módulo e no plugin estão corretos. Você também pode ajustar a latência do áudio para evitar atrasos durante a gravação.
Gravando e Editando
Com todas as configurações feitas, você está pronto para gravar. Basta pressionar o botão de gravação no Reaper e tocar a bateria. Após a gravação, você pode editar as diferentes faixas separadamente e adicionar efeitos conforme desejar. O Reaper oferece uma variedade de opções de edição e mixagem para personalizar o som da sua bateria.
Benefícios e Desenvolvimento
Gravar e tirar o som da bateria usando um software como o Reaper e um plugin VST como o SSD5 pode trazer muitos benefícios para sua prática e desenvolvimento musical. Você pode visualizar a dinâmica das notas, melhorar sua precisão de tempo e experimentar diferentes sons e efeitos. Essas ferramentas podem ser poderosas para o seu crescimento como baterista.
Conclusão
Espero que este artigo tenha sido útil para você entender como gravar e tirar o som da bateria. Com as configurações corretas e um pouco de prática, você pode melhorar significativamente a qualidade do som da sua bateria nos vídeos e também aprimorar suas habilidades como baterista. Se este conteúdo foi útil para você, deixe um comentário e compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar dessas informações. Siga-nos nas redes sociais para mais dicas e conteúdos relacionados ao mundo da música.