
Todo mundo pensa que tudo o que Steve Jobs e Cia tocavam virava ouro imediatamente. Mas o Rei Midas da empresa da maçã e seus funcionários também erraram ao logo da história da Apple.
Algumas apostas pecaram por ainda serem muito à frente de seu tempo, outras pela falta praticidade.
O investimento em alguns aparelhos foi tão alto que mesmo se os funcionários aprendessem como jogar na mega sena e tirassem o primeiro prêmio algumas vezes, não conseguiriam ressarcir o prejuízo. Aqui vai uma pequena lista com 5 deles:
1. QuickTake
Algo hoje tão simples que qualquer celular possui, inclusive o IPhone: Uma máquina fotográfica digital. Com resolução de apenas 640×480, o produto ainda não tinha um público em número suficiente para pagar os 750 dólares pedidos em 1994… O preço do pioneirismo.
2. Pippin
O console, que foi terceirizado, foi um fracasso retumbante. Poucos jogos lançados, concorrentes de peso, mais uma vez preço alto (599 dólares), inexperiência com o setor. Todos os fatores contribuíram para que vendesse apenas 42 mil aparelhos mundialmente.
3. Apple III
O famoso computador que não vingou. Era para ser uma revolução, mas a quantidade gigantesca de problemas que apresentava – até mesmo um superaquecimento bizarro que derretia disquetes – quase levaram a empresa à falência!
4. USB Mouse
Levando em conta o design em detrimento à praticidade, o excêntrico mouse não obteve nenhum sucesso entre os fãs da marca. Eram lindos de se ver… E apenas isso.
5. Power Mac G4 Cube
Outro produto que levou mais em consideração o design sem se preocupar com a devida importância com a funcionalidade. Lindo, em forma de cubo (como revela seu nome) e todo de acrílico transparente em seu exterior, mas frágil e sem a potência necessária, só causou decepções a seus compradores.
Ser um visionário pode ter seu preço, ainda mais em se tratando de uma área cujos usuários se caracterizam pela exigência máxima com a qualidade.