10 Problemas Comuns do iPhone 15 e Como Corrigi-los
10 Problemas Comuns do iPhone 15 e Como Corrigi-los
O iPhone 15 está sendo alvo de queixas relacionadas a diversos bugs e questões de desempenho. Felizmente, existem soluções disponíveis para muitos desses problemas. Caso esteja enfrentando problemas com o seu novo iPhone, há uma boa probabilidade de que seja possível corrigir as questões, ou pelo menos parte delas, antes mesmo de a Apple lançar a próxima atualização de software, o iOS 17.
Neste guia, conduziremos você por correções destinadas a alguns dos problemas mais frequentes encontrados nos modelos iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Nossa lista abrange soluções potenciais para questões relacionadas ao Wi-Fi, correções para problemas com Bluetooth e diversas outras ocorrências comuns no iPhone. Antes de começar a mexer com as configurações do seu novo iPhone, certifique-se de que seu iPhone 15 ou iPhone 15 Pro esteja atualizado com a versão mais recente do iOS 17.
O novo software sempre tem o potencial de corrigir bugs e problemas de desempenho. Para saber mais sobre a versão mais recente do iOS 17, confira nosso guia.
1. Problemas de Bateria no iPhone 15
A maioria das pessoas com o iPhone 15 está com a bateria durando muito bem. Mas alguns donos percebem que a bateria acaba mais rápido do que deveria. Portanto se isso estiver acontecendo com o seu iPhone 15, dê uma olhada nas dicas para resolver problemas de bateria. Mas se os problemas continuarem sérios, pode ser um problema no aparelho. Nesse caso, é melhor falar com o pessoal da Apple pelo atendimento ao cliente ou levar o iPhone 15 até uma loja da Apple.
2. Problemas de Wi-Fi no iPhone 15
Se você percebe que a internet no seu iPhone 15 está lenta ou que a conexão Wi-Fi fica caindo, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar, e que funcionaram para outras pessoas no passado. Primeiro, antes de mexer nas configurações do seu telefone, dê uma olhada na rede Wi-Fi que está causando os problemas. Se estiver na sua rede de casa, tente desligar e ligar o roteador. Entretanto, se você acha que o problema não é com o roteador, verifique se outras pessoas com o mesmo provedor de internet têm problemas na sua área.
Mas se o problema persistir, mesmo depois de tentar essas coisas, vá até os Ajustes do seu iPhone 15.
- Primeiramente, no aplicativo Ajustes, toque em “Wi-Fi”.
- Em seguida escolha a rede com a qual está tendo problemas, tocando no ícone “i” dentro de um círculo.
- Toque em “Esquecer esta Rede” na parte de cima da tela. Isso fará com que o iPhone esqueça a senha do Wi-Fi, então tenha-a à mão.
- Por fim, depois disso, tente conectar novamente.
Entretanto, se nada funcionar, você pode tentar redefinir as configurações de rede do seu iPhone 15:
- Primeiramente acesse o app Ajustes
- Em seguida toque em “Geral”.
- Toque em “Redefinir iPhone”.
- Em seguida toque em “Redefinir”.
- Por fim toque em “Redefinir Configurações de Rede”.
Se mesmo assim os problemas persistirem, você pode consultar o guia da Apple para solucionar problemas de Wi-Fi.
3. Problemas de Bluetooth do iPhone 15
Se o seu dispositivo não conseguir se conectar a um ou mais de seus dispositivos Bluetooth, você vai querer forçar o seu dispositivo a esquecer a conexão Bluetooth que não está funcionando:
- Primeiramente abra o app Ajustes
- Em seguida, toque em Bluetooth
- Selecione a conexão usando o “i” no círculo
- Em seguida toque em “Esqueça este Dispositivo”
- Por fim tente se reconectar ao dispositivo Bluetooth
Se isso não funcionar, você pode tentar redefinir as Configurações de Rede do seu iPhone:
- Abra o app Ajustes
- Em seguida toque em Geral
- Depois toque em Transferir ou Redefinir iPhone
- Toque em Redefinir
- Por fim, toque em Redefinir Configurações de Rede
Você também pode tentar reverter para as configurações padrão de fábrica do seu iPhone 15 para ver se isso ajuda. Isso só deve ser feito como último recurso. Veja como fazer isso:
- Vá para Ajustes
- Toque em Geral
- Toque em Redefinir Transferência ou Redefinir iPhone
- Toque em Redefinir
- Toque em Redefinir Todas as Configurações
- Digite sua senha se você tiver uma ativada
Se nenhuma dessas correções funcionar, você deve entrar em contato com o atendimento ao cliente da Apple. Se o produto ao qual você está tentando se conectar não for feito pela Apple, entre em contato com a empresa que fabrica o produto e veja se eles têm algum remédio.
4. Problemas de Carregamento do iPhone 15
Alguns usuários do iPhone 15 estão enfrentando problemas de carregamento e a maioria dos problemas está relacionada ao carregamento sem fio. Se você encontrar um problema com o carregamento sem fio, você deve tentar redefinir seu iPhone 15. Se você estiver usando uma capa para iPhone para armazenar cartões de crédito ou passes de segurança, você vai querer removê-los antes de carregar seu telefone. Você também pode tentar tirar a capa e tentar carregar seu iPhone 15 dessa maneira.
5. Problemas de som do iPhone 15
Os alto-falantes do seu iPhone 15 devem fornecer áudio alto e nítido. Se o som começar a crepitar ou parecer abafado, aqui estão algumas coisas que você pode tentar antes de entrar em contato com o atendimento ao cliente da Apple.
Primeiro, tente reiniciar seu iPhone 15 ou iPhone 15 Pro. Se o som vindo do telefone ainda estiver ausente ou distorcido, verifique se não há detritos bloqueando a grade do alto-falante ou a porta USB-C do seu dispositivo.
Se você começar a notar uma queda repentina na qualidade da chamada, reinicie seu telefone. Você também vai querer verificar o receptor do dispositivo para ter certeza de que ele não está bloqueado por detritos ou seu protetor de tela (se você tiver um). Você também pode tentar remover seu estojo (se estiver usando um) para ver se isso ajuda.
Se o microfone do seu iPhone parar de funcionar de repente ou começar a cortar aleatoriamente, tente reiniciar o telefone. Se o microfone ainda estiver quebrado, você pode tentar restaurar seu dispositivo a partir de um backup. Se a restauração não funcionar, você vai querer entrar em contato com a Apple porque pode ter um problema de hardware.
6. Problemas de Dados Celulares do iPhone 15
Se o seu iPhone 15 ou iPhone 15 Pro começar a exibir um símbolo “Sem Serviço” e você não conseguir se conectar à sua rede celular, aqui estão algumas correções para tentar. Primeiro, certifique-se de que não haja uma interrupção na sua área. Verifique as mídias sociais para obter relatórios e/ou entre em contato com seu provedor de serviços nas mídias sociais. Você também pode verificar o Down Detector e ver se outros na sua área estão tendo problemas semelhantes.
Caso o problema não estija relacionado a uma interrupção de rede, você vai querer reiniciar seu telefone e ver se isso resolve o problema. Se isso não funcionar, tente ativar o Modo Avião por 30 segundos antes de desligá-lo.
Se você ainda não conseguir fazer isso funcionar, tente desligar completamente os Dados Celulares. Para fazer isso, aqui está o que você precisa fazer:
- Primeiramente abra o app Ajustes
- Em seguida toque em Celular
- Desative os Dados Celulares
- Por fim, deixe-o desligado por um minuto e depois volte a ativá-lo
7. Problemas de Ativação do iPhone 15
Se você estiver configurando um iPhone 15 ou iPhone 15 Pro e não conseguir ativá-lo corretamente, aqui estão algumas coisas que você pode tentar. Primeiramente, certifique-se de que os sistemas da Apple estejam funcionando. Você pode fazer isso na página de Status do Sistema da empresa. Se você vir verde ao lado de Ativação do Dispositivo iOS, os serviços da Apple devem estar funcionando normalmente.
Você também vai querer ter certeza de que está executando a versão mais recente do iOS 17. Se ainda não estiver funcionando, tente estas correções:
- Primeiramente certifique-se de ter um plano ativo com sua operadora de celular
- Em seguida reinicie seu telefone
- Por fim verifique se há uma atualização de configurações da operadora. Em seguida abra Ajustes > Geral > Sobre. Se uma atualização estiver disponível, você verá um prompt para selecionar OK ou Atualizar
Se nenhum desses funcionar, entre em contato com a Apple ou seu provedor de serviços
8. Problemas de Face ID do iPhone 15
Se você está tendo problemas com o Face ID, aqui estão algumas coisas que você pode tentar. Primeiro, certifique-se de que seu iPhone 15 ou iPhone 15 Pro esteja executando a versão mais recente do iOS 17. Se você estiver executando a versão mais recente do iOS 17 e ainda estiver vendo problemas, vá para as configurações do Face ID.
- Primeiramente abra Ajustes
- Em seguida entre em Face ID & Código. Observe que você terá que inserir sua senha (se tiver uma) para obter acesso
Uma vez lá, certifique-se de que o Face ID esteja configurado no seu telefone e que todos os recursos com os quais você está tentando usar o Face ID estejam ativados no momento.
Se você estiver tendo problemas para usar seu rosto para desbloquear seu telefone, certifique-se de estar olhando ativamente para a tela.
Se você mudar constantemente sua aparência, talvez seja necessário adicionar uma aparência alternativa ao Face ID. Veja como configurar uma aparência alternativa:
- Primeiramente Abra Ajustes
- Em seguida Toque em Face ID e Código
- Por fim toque em Configurar uma Aparência Alternativa
Certifique-se de que não haja detritos (sujeira, poeira, etc.) bloqueando a câmera FaceTime do seu telefone. A câmera FaceTime está localizada na frente do telefone.
Se o seu telefone não estiver registrando seu rosto quando estiver configurando o Face ID, certifique-se de digitalizá-lo em uma sala bem iluminada. Você também pode precisar aproximar o iPhone do seu rosto ou trazê-lo mais nivelado.
9. Problemas de superaquecimento do iPhone 15
Se o seu iPhone 15 ou iPhone 15 Pro estiver esquentando, aqui estão algumas coisas que você pode tentar. Primeiro, atualize o software do seu iPhone 15 para o iOS 17.0.3. A atualização visa corrigir problemas de superaquecimento nos principais dispositivos da Apple.
Você também vai querer atualizar seus aplicativos porque os desenvolvedores lançaram atualizações que devem ajudar a aliviar o problema. Primeiramente, tente remover seu estojo (se você estiver usando um) e veja se isso ajuda. Além disso, você também vai querer tentar desligar o telefone e ligá-lo novamente, além de coloca-lo no Modo Avião.
Você também vai querer conferir este guia para manter seu iPhone dentro de temperaturas operacionais aceitáveis. Isso será útil se você usar seu iPhone com frequência em ambientes quentes.
10. Problemas do iPhone 15 Sem 5G
O iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max suportam conectividade 5G. No entanto, você precisa estar em um plano que suporte 5G.
Se você entrar na seção Celular do aplicativo Configurações do seu telefone e não notar nenhuma opção para 5G, isso não é um bug. Isso provavelmente significa que você não está em um plano habilitado para 5G com sua operadora. Se for esse o caso, você só verá “LTE” e “4G”.
Para fazer uso da rede 5G da sua operadora, você precisará alterar/atualizar seu plano. Antes de fazer isso, certifique-se de que o serviço 5G esteja disponível nas áreas que você mais frequenta.
Downgrade iOS
Se nenhuma de nossas correções funcionar, e você não puder esperar para que a Apple envie a próxima versão do iOS 17, você pode tentar fazer o downgrade de volta para a versão anterior do iOS, se a opção estiver disponível. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho do seu telefone. Se você não sabe como fazer downgrade do software de um iPhone, dê uma olhada no nosso passo a passo.
Restaurar como Novo
Se os problemas do seu iPhone 15 forem muitos, você pode tentar restaurar seu telefone como novo. Você pode fazer isso via Finder, iTunes ou iCloud. Isso só deve ser usado como último recurso.