[Vídeo] 10 Atalhos de Teclado Para Usuários Avançados de Mac – Guia Prático!

teclado-no-mac

Domine seu Mac com esses 10 atalhos de teclado!

Se você usa muito o Mac, sabe como é importante saber usar os atalhos de teclado. É por isso que neste artigo eu compilei os atalhos fundamentais que você precisa para trabalhar com rapidez e eficiência no Mac. É uma lista pequena, funcional e muito fácil de lembrar. Vamos lá?

Antes de começar

Antes de começar é preciso entender que estou falando de atalhos de teclado do Mac, por isso se você utiliza um teclado de terceiro, é possível que nem todos esses atalhos funcionem corretamente, principalmente se estiver utilizando um teclado padrão ABNT ou ABNT2.

1. Copiar, Colar e Cortar (Command+C, Command+V e Command+X)

Vamos começar vamos começar pelos atalhos básicos, que devem ser utilizados por você frequentemente. No Mac, você pode copiar e cortar o texto e copiá-lo em praticamente em qualquer lugar. Utilizando esses atalhos tenho certeza que sua produtividade melhor muito.

2. Aumentar e Diminuir Textos (Command + ou Command –

É possível aumentar e diminuir o tamanho de textos a partir de pop-ups dos aplicativos, porém é muito mais fácil (e preciso) diminuir utilizando o comando com as teclas + ou

3. Forçar Encerrar (Command+Option+Esc)

Se seu Mac estiver entupido e com vários aplicativos (muitas vezes inúteis) é possível que ele não responda. Se isso acontecer com você, não se preocupe… Há um jeito de resolver, pelo menos temporariamente. Pressione o Command+Option+Esc, assim o Mac te mostrará a lista de aplicativos em execução qual deles está te dando o trabalho. Selecione o aplicativo travado com o mouse e clique em “Forçar Encerrar.”

Captura de Tela 2015-04-07 às 14.00.09

4. Captura de Tela (Command + Option + 3 ou 4)

Você provavelmente já sabe que “Command + Shift + 3” tira uma foto tela. Mas e o “Command + Shift + 4”, onde você pode selecionar somente uma área da tela? Parece muito útil, principalmente se você deseja somente um pedaço da tela :)

5. Copiar Arrastando (Clique + Option)

Se você arrastar um arquivo de uma janela para outra vai movê-lo de um lugar para outro, se estiver dentro do mesmo HD. Porém se você quiser copiá-lo, mantenha pressionada a tecla “Option” enquanto arrasta.

6. Copiar Arrastando para o Disco Externo (Command + Option)

Funciona exatamente como a opção anterior. porém quando arrastado para o disco externo.

7. Emoji (Control + Command + Barra de Espaço)

Há uma série de sites e serviços da web que são compatíveis com os EMOJIS de teclado do Mac OS. Para abrir essa opção pressione Control + Command + Barra de Espaço.

emojis no mac

8. Opções de Acentuação (Pressione e segure a letra)

Este é um atalho muito útil, principalmente se você precisa escrever em outros idiomas no Mac. Lembre-se sempre de pressionar tecla da letra que as opções aparecerão para você : )

9. Fechar Janela e Apps (Command + W ou Command + Q)

Muitas pessoas que se deparam com seu Mac lento. Muitas vezes o computador só está lento por que há muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, por isso é importante saber a diferença entre fechar a janela e o programa.

10. Alternar entre Programas (Command + TAB)

Pressionando o command + TAB você pode visualizar todos os apps em execução no seu Mac. O legal é que você pode encerra-los utilizando os atalhos da dica anterior, comanda + W ou Q.

Vídeo Prático

Considerações Finais

Estes são apenas alguns dos atalhos que o Mac te oferece, mas  se você dominá-los com certeza sua vida no Mac ficará muito mais ágil e divertida : )

Forte abraço e até a próxima!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.