Segurança do Mac: O Guia Prático do Usuário

Segurança do Mac: O Guia Prático do Usuário

 

Você já se perguntou se está seguro utilizando o seu Mac? Você se preocupa com a segurança das suas informações guardadas no seu Mac? Sabe o que fazer para evitar que seu Mac seja alvo de vírus ou de algum hacker?

 

Continue lendo que iremos te ensinar todas as medidas de segurança que você precisa adotar para se manter seguro utilizando seu Mac!

 

Outra leitura obrigatória é o tutorial “10 Dicas Para Manter Seu Mac Seguro” que pode ser acessado clicando aqui

 

Para quem preparamos este material

Escrevemos o artigo “Segurança do Mac: O Guia Prático do Usuário” para todos os usuários de Mac, com conhecimento iniciante ou intermediário que desejam utilizar o seu Mac com segurança. 

 

Pensamos naqueles que querem manter os seus arquivos longe de vírus ou programas maliciosos, e evitar que os seus dados financeiros e senhas sejam roubados por hackers ou por acessos indevidos e para aqueles que desejam navegar pela internet com segurança tanto em casa, trabalho ou locais públicos. Em resumo, são eles:

 

  • Pessoas que querem proteger seus arquivos e pastas armazenados no Mac
  • Pessoas que realizam transações financeiras através de sites de bancos e aplicativos.
  • Pessoas que precisam navegar na internet com segurança, seja em casa, no trabalho ou em redes de locais públicos como cafés e aeroportos.

 

 

Mac Pega Vírus? 

O Mac geralmente é considerado um sistema seguro e há alguns motivos para que isso seja verdade, como por exemplo o Mac OS ser baseado em Unix que possui uma série de medidas de segurança em seu código e dos vírus e hackers preferirem atacar computadores com Windows por haver um número maior de usuários, mas ainda assim existem alguns programas maliciosos que afetam o Mac e é uma lenda que Mac não pega vírus.

 

Além dos fatos acima a Apple ainda implementou no MacOS diversas funcionalidades que tornam mais difícil para que hackers e programas maliciosos consigam invadir o sistema e acessar as suas informações. Entretanto, como houve um crescimento de usuários utilizando Macs, iPhones e iPads, também cresceu o interesse de hackers em escrever códigos maliciosos para Mac.

 

Infelizmente sim, o Mac pode pegar vírus 

Apesar de possuir uma quantidade muito inferior de vírus e malwares do que o Windows, o Mac ainda pode ser infectado e os tipos mais comuns de ataques ao Mac vão desde vírus “inofensivos” como o MacInstaller que fazem propagandas aparecerem encaminhando você para um site malicioso, até algumas versões mais perigosas como o CoinThief que rouba dados de operações financeiras e números de cartões de crédito e informações bancárias.

 

Tem também, aqueles mais “pesados” como o KeRanger que é capaz de sequestrar o seu equipamento onde na tela aparece apenas um valor e uma conta em que você tenha que depositar dinheiro para conseguir utilizar o seu Mac novamente.

 

Outro ponto importante que devemos ficar atentos é ao instalar programas no Mac, um dos maiores vírus para Mac estava justamente camuflado de anti vírus, e chamava-se MacDefender. Quem costuma fazer downloads pelo Mac também já deve ter deparado com uma mensagem de um anti vírus chamado MacKeeper, não aconselhamos a utilização desse anti vírus pois já foi noticiado que muitos usuários tiveram problemas ao instalar esse anti vírus e a empresa que fornece esse anti vírus também não possui suas intenções muito claras.

 

 

3 Ameaças mais comuns que podem prejudicar a segurança do seu Mac

Apesar de todas ameaças que já mencionamos todas elas possuem algo em comum, todas elas precisam do seu clique para infectar o seu Mac, portanto antes de lutarmos contra um inimigo precisamos conhece-lo. Agora vamos mostrar os tipos mais comuns de ameaças e como você pode se proteger de cada uma delas.

1. Trojan

 

O que é? O Trojan ou Cavalo de Tróia é um programa malicioso que é instalado em seu computador junto com algum outro aplicativo. As versões mais comuns são os Keyloggers, que são programas que são instalados com o objetivo de roubar senhas e informações do computador infectado, e os Backdoors,  que são responsáveis por liberar acesso para que Hackers consigam invadir o sistema.

 

Como me defender? Tome cuidado com os aplicativos que você instala em seu Mac, utilize a App Store ou fontes confiáveis como por exemplo o MacUpdate. Além disso a própria Apple já possui uma própria função do Mac Os que irá pedir a sua permissão toda vez que abrir um aplicativo de uma fonte não identificada (lembra que no tópico anterior eu mencionei que a Apple dificulta o acesso de programas maliciosos?).

 

Para garantir que o seu Mac irá instalar e abrir apenas programas de fontes confiáveis verifique as suas configurações em: Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade > Na aba “Geral” verifique se a opção selecionada que permite o download de aplicativos da App Store ou da App store e desenvolvedores conhecidos.

 

2. Adware

O que é? Adware são programas que exibem propagandas e anúncios sem a sua autorização deixando o seu computador mais lento e diminui a velocidade da sua conexão de internet. Além desse incomodo muitos adwares ainda podem infectar o seu Mac com um Spyware, que é um vírus que transmite as suas informações para anunciantes ou hackers como por exemplo dados do seu email e ainda podem transmitir SPAM para os contatos do seu email infectando o computador dos seus contatos.

 

Como me defender? A melhor forma de se defender de um Adware é não clicar em links que você não confia e não abrir sites desconhecidos.

 

Outra forma nativa de proteção do Mac é você bloquear os Pop Up e deixar que o Mac que te avise quando você entrar em um site não confiável. Para isso você deve entrar no Safari e no menu da barra superior clicar em Safari > Preferencias > Segurança e selecionar as caixas de Bloquear Pop Up e Avisar quando entrar em um site fraudulento.

 

3. Phishing

O que é? Phishing é uma prática fraudulenta que consiste em roubar informações através de emails falsos e páginas de internet falsa. Esse tipo de ameaça é muito comum das pessoas cairem pois os emails e as páginas são muito semelhante as vezes chegando a ser cópias idênticas dos originais, com a única diferença do endereço do site ou do email que não é igual.

 

Como me defender? A melhor forma de se defender contra um Phishing é desconfiar de todos os links que te mandam, verifique sempre o endereço do link, por exemplo, quem nunca recebeu um email estranho de banco pedindo para atualizar os dados? Antes de clicar no link verifique se o email veio mesmo do banco ou de uma conta do gmail, hotmail… ou outro email gratuito, verifique também o endereço do site do link, a maioria de sites que utilizam essa prática não possuem a extensão .com.br em seu endereço. E por fim se ficar em dúvida ligue para o banco ou para o amigo que enviou um email com um link pedindo para você abrir e verifique se foi o mesmo que enviou.

 

É claro que existem outros tipos de ameaças que podem infectar o seu Mac, mas essas três que listamos são as mais comuns e também as que os usuários costumam ser mais atacados frequentemente.

 

 

Como proteger o meu Mac

Se você ficou preocupado ao ler sobre essas ameaças que podem infectar o seu Mac, pode ficar mais tranquilo, o MacOS é um dos sistemas mais seguros que existem atualmente, e como você já percebeu, a própria Apple está preocupada com a segurança dos seus usuários e possui muitos mecanismos de defesa. Agora nós iremos apresentar alguns recursos que já vem em todos os Macs e que ajudam aumentar a sua segurança.

 

Gatekeeper

O Gatekeeper é uma ferramenta do MacOs que permite que apenas aplicativos de fontes confiáveis sejam instaladas no seu Mac. Todo desenvolvedor que pretende criar algum aplicativo para Mac precisa possuir um ID, e este ID é informado em todos os programas que ele desenvolver, isso permite que a Apple reconheça quais aplicativos são confiáveis. Se você quiser instalar um aplicativo de uma fonte não confiável o MacOs irá fornecer um aviso e você terá que alterar as suas configurações de segurança para instalar o aplicativo de uma fonte desconhecida.

 

Para acessar as configurações de segurança basta entrar em Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade > Na aba “Geral” verifique se a opção selecionada que permite o download de aplicativos da App Store ou da App store e desenvolvedores conhecidos.

 

FileVault

O FileVault é a melhor maneira de deixar os seus dados protegidos. Ao ativar o FileVault os dados do seu Mac serão criptografados, ou seja, eles ficarão ilegíveis para quem não possuir a “chave”, então mesmo que o seu Mac seja roubado os seus dados não poderão ser lidos por quem quer que seja que não possuir a chave de criptografia do seu Mac.

 

Além de manter os dados que estão dentro do seu Mac criptografados, ele ainda permite que mesmo se esses dados foram extraídos do Mac por algum pen drive, hd externo ou backup do time machine por exemplo, eles ainda estão seguros e com a criptografia em que apenas você sabe a chave de acesso.

 

Para ativar o FileVault  basta entrar em Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade > Na aba “FileVault” e clicar no botão de ligar o FileVault.

 

SuperDicaTome cuidado ao ativar o FileVault, se você perder a senha e a chave de recuperação os seus dados serão perdidos e nunca mais você conseguirá acessa-los.

 

FireWall

Outro recurso de segurança que já vem nativo no Mac é o FireWall, com ele você evita que hackers consigam invadir o seu Mac sem a sua autorização.

 

Para ativar o FireWall do seu Mac você precisa entrar em Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade > Na aba “Firewall” e clicar no botão de ligar o FireWall.

 

SuperDica: Ao ativar o FireWall alguns programas do seu Mac podem entrar em conflito com o FireWall, para resolver esse problema basta entrar nas configurações do FireWall e permitir os aplicativos que podem utilizar conexões externas com o seu Mac.

 

 

 

Boas práticas para garantir a segurança do Mac

Apesar do Mac OS ser um sistema muito seguro ele ainda pode estar vulnerável à algumas falhas de segurança que hackers podem explorar para tentar infectar o sistema, portanto elaboramos 5 hábitos que você deve adotar para manter o seu Mac sempre seguro.

 

1.Mantenha o seu Mac sempre atualizado

Verifique constantemente se há alguma atualização do sistema, em muitas dessas atualizações a Apple corrigi falhas de segurança que foram detectadas deixando o seu Mac mais protegido.

 

2. Cuidado ao encaminhar emails

Sempre que for encaminhar um email que você recebeu com anexos tome cuidado pois você pode estar propagando algum vírus, mesmo que o seu Mac não tenha identificado, o anexo ainda pode ser um vírus que afeta os PCs com Windows dos seus amigos e familiares.

 

3. Recorra a proteção extra

Instale antivirus de empresas de proteção para se certificar ainda mais que o seu Mac está seguro, se você costuma realizar transações financeiras pela internet é aconselhável que você também instale um Internet Security para se manter protegido e evitar maiores problemas futuros. Para conhecer os 6 melhores antivirus para Mac clique aqui!

 

4. Utilize senhas fortes

Tenha o costume de criar senhas fortes para todos os programas e sites que possuírem senha. As senhas fortes são aquelas que possuem mais de 8 caracteres e que incluem números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais e símbolos como por exemplo arroba, cifrão…etc.

 

5. Verifique as opções de privacidade do seu Mac

Verifique as opções de privacidade do seu Mac e da sua navegação na internet. No Safari clique em Safari > Preferencias > Privacidade e configure as opções de cookies e localização da maneira que se sentir mais seguro.

 

Para verificar as opções de privacidade no Mac Os, clique em  Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade > Na aba “Privacidade” e no botão Avançado. Configure as opções de log out automático por inatividade e acesso ao sistema de acordo com as suas preferencias de segurança.

 

Considerações Finais

Como vocês puderam constatar ao longo desse artigo o  Mac Os é um dos sistemas operacionais mais seguro da atualidade e a Apple está realmente interessada em manter o sistema seguro. Apesar de ainda ser suscetível à vírus e outras ameaças a maioria das ameaças para Mac dependem que você aceite que o seu Mac seja infectado, pois sempre que o Mac Os encontrar algo que não está seguro, ele irá te avisar e até mesmo bloquear o acesso de programas maliciosos em partes críticas do sistema.

 

A  melhor forma de manter o seu Mac seguro é estar atento para qualquer irregularidade e ler atentamente todas as mensagens antes de apertar “OK”. Espero que esse artigo tenha ajudado você a tirar as suas dúvidas sobre segurança no Mac, se você ainda tiver alguma questão que não foi esclarecida nesse artigo deixe a sua pergunta nos comentários que iremos te ajudar!

Sobre Denis Zangrande

Formado em Sistemas de Informação e apaixonado por tecnologia e em especial pelo universo Mac. Já trabalhei durante 2 anos na Apple prestando suporte e consultoria, onde pude adquirir muito conhecimento sobre a usabilidade e funcionalidades dos equipamentos da Apple.