Guia Prático de iPhone e iPad Para Iniciantes

 

Quando seguramos um iPad ou iPhone pela primeira vez, temos a sensação de ter a melhor tecnologia do mundo nas mãos. Talvez este sentimento seja gerado pela qualidade, sensibilidade da tela e outras características físicas do aparelho. Ao passar esta primeira experiência o próximo passo dever ser aprender sobre as características físicas do dispositivo como botões, conexões, bateria e a importância de proteger a tela.

Nota: O iPad apresentado nesta página é um iPad 2, que não é a versão mais atual do aparelho. No entanto, as características físicas são praticamente as mesmas, ok? Para saber as diferenças entre os modelos de iPad clique aqui ou para saber a diferença entre os modelos de iPhone clique aqui

O que vem na caixa do iPad e iPhone?

Atualmente o iPhone e iPad vem com os seguintes acessórios originais:

  • Cabo USB (para conexão com o computador e o adaptador de energia)
  • Adaptador de energia USB (Para carregar a bateria)
  • Documentação (incluindo garantia e manuais de uso)
  • Fone de ouvido (Somente no iPhone)

Para saber mais sobre os botões e portas do lado de fora dos dispositivos, veja a imagem abaixo:

 

Guia Prático de iPhone e iPad Para IniciantesGuia Prático de iPhone e iPad Para Iniciantes

Se você tem a versão mais recente do iPad ou iPhone, vai notar que a conexão Dock é menor do que a foto acima. O novo conector é conhecido como Lightning. Você vai usar esse cabo sempre que precisar carregar na tomada ou mesmo transferir dados do seu computador para o iPad/iPhone

Este é uma breve introdução ao hardware do iPad. Clique aqui para ver os detalhes do hardware do iPhone

Começando!

A primeira vez que você ligar seu iPad ou iPhone, passará pela tela de SETUP, que é uma espécie de Configuração inicial. Esse processo é bem simples e didático, entretanto se você tiver dificuldades para iniciar seu novo aparelho siga os passos deste artigo. É aqui que você vai configurar o idioma, Wi-Fi (rede sem fio) e seu ID Apple.

Quando você estiver com seu iPad e iPhone devidamente configurado, será a hora de começar a utiliza-los. Para começar usar o iPad e iPhone você pode pressionar o botão power na parte superior do seu aparelho. Também pode iniciar o uso pressionando o Botão Home. Note que ao fazer isso irá aparecer a tela de bloqueio, e para utilizar o iPad e iPhone, basta deslizar o dedo para desbloqueá-lo. Veja a imagem abaixo para entender como funciona:

guia pratico do ipad e iphone

Após alguns segundos sem tocar na tela o iPad e iPhone pode entrar em modo de repouso, o que favorece na economia de bateria. Se isso acontecer basta pressionar o Botão Home e depois deslizar o dedo na tela, conforme ilustra a imagem acima.

Carregando a bateria do iPad e iPhone

A bateria do seu dispositivo deve durar cerca de 10 horas de uso normal. Há algumas práticas que podem afetar o desempenho da bateria do seu aparelho, como utilizar jogos que exijam alto processamento gráfico por exemplo. Por isso é muito importante manter a bateria carregada, veja abaixo como fazer:

1. Conecte seu iPhone ao computador com o incluído cabo USB . Basta conectar uma das extremidades no  conector dock, depois o outro em qualquer porta USB. Isso não vale para o iPad! O motivo é que para carregar a bateria do iPad são necessário pelo menos 10w de energia, e a USB gera apenas 5w.

2.  Carregue o seu iPad em qualquer lugar com o incluído adaptador de energia .Para usá-lo, ligue o adaptador a uma tomada de energia, em seguida, conecte o iPad usando o cabo USB

iPad e iPhone, o manual oficial do usuário 

Estou disponibilizando o link com o manual oficial do iPad e iPhone. Nele você vai aprender absolutamente tudo que precisa para iniciar no uso desses aparelhos : ) Divirta-se!

10 dicas de iPhone e iPad para iniciantes

Sei que aprender

  1. Como fazer backup do iPhone e iPad usando o iCloud
  2. Como utilizar o Instagram no iPhone
  3. IMPORTANTE! Ative a função “enviar última localização” do iPhone e iPad
  4. Melhore a forma como você utiliza email no iPhone e iPad
  5. Como bloquear fotos do WhatsApp na câmera do iPhone
  6. Como configurar senha de acesso no iPad e iPhone
  7. Dicas para manter seu iPhone e iPad seguros
  8. Filmagem com o iPhone – O guia absolutamente completo
  9. Acessórios que melhoram a câmera do iPhone
  10. iPad e iPhone cuidando da sua saúde

Considerações finais

Esta são algumas dicas ensinando iPhone e iPad para iniciantes. Em breve este artigo será atualizado com mais conteúdos relevantes : )

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.