Filmagem com o iPhone – O Guia Absolutamente Completo [Grátis]
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Filmagem com o iPhone – O Guia Absolutamente Completo [Grátis]

Quanto mais novo o iPhone, melhor ficam os recursos da câmera. Esse é o processo evolutivo da tecnologia, não só da Apple, mas de todas as grandes fabricantes de smartphones como Samsung e LG.

Tudo isso é muito bom, mas pode ficar melhor se você unir os recursos da câmera do seu iPhone com bons aplicativos de edição, acessórios e algumas técnicas.

É justamente isso que vamos te mostrar neste artigo, que cuidadosamente intitulamos de Filmagem com o iPhone – O Guia Absolutamente Completo!

 

Para Quem Este Artigo Foi Escrito?

Filmagem com o iPhone - O Guia Absolutamente Completo [Grátis]

Preparamos este material para usuários iniciantes e intermediários que utilizam, ou querem utilizar o iPhone para fazer filmagens.

Este artigo foi escrito para pessoas que querem começar a carreira de Videomaker, mas se você já atua na área e deseja aplicar o(s) iPhone(s) em suas produções também pode ser uma boa leitura uma vez que até mesmo grandes cineastas utilizam o iPhone e outros smartphones em curtas e documentários.

Claro que NÃO poderíamos deixar aqueles que querem fazer filmagens amadoras com iPhone, este conteúdo também vai ajudar aqueles que não sabem nem por onde começar : )

Leia este conteúdo até o fim, temos certeza que você vai aprender como explorar TODOS os recursos que seu iPhone te oferece, além de fazer filmagens com qualidade superior.

 

Por que Utilizar o iPhone para Filmagem

Filmagem com o iPhone - O Guia Absolutamente Completo [Grátis]

Hoje, o iPhone não é mais considerado melhor smartphone, pelo menos por usuários de smartphones Samsung S7 e 8 por exemplo. Isso por que há outros smartphones TOP de linha disponíveis no mercado.

Por outro lado as grandes vantagens do iPhone são:

  • Estabilidade na execução de aplicativos e no sistema
  • Número de acessórios disponíveis no mercado (em relação aos seus concorrentes)
  • Número de aplicativos de captura e edição 

 Estes são recursos que fazem toda diferença, principalmente para pessoas que precisam fazer filmagens com iPhone, mas em nível profissional.

 

 

O que é Possível Fazer com o iPhone?

Considerando as vantagens que mencionamos acima, acreditamos que é possível fazer qualquer filmagem com o iPhone. No exemplo acima o video de um dos marcos mais visitados da França, localizado na Normandia, muito perto da Bretanha. Mont Saint-Michel e sua baía estão na lista da UNESCO de Património Mundial. Além do cenário que por si só já é perfeito, o vídeo foi filmado totalmente em 4K com o iPhone 7, qualidade impecável…

 

Como este material foi dividido

Blog do Super Apple: Filmagem com o iPhone Tudo o que você precisa saber!

Este conteúdo foi dividido em 3 blocos. Cada um com um objetivo especifico, mas que juntos formam uma grande base de conhecimento que te permitirá fazer execelentes filmagens com seu iPhone:

  1. Prepare seu iPhone: Nesta etapa você vai aprender como deixar seu iPhone configurado para fazer a captura de imagem.
  2. Conheça os recursos: Tão importante quanto preparar seu iPhone, também é conhecer seus recursos, principalmente nos novos iPhones.
  3. Utilize técnicas: Depois de passar pelos dois pilares anteriores, você vai aprender algumas técnicas que te permitirão fazer excelentes filmagens com seu iPhone.
  4. Bônus: Além dessas informações que por si só já são suficientes para dominar seu iPhone, também vamos te trazer alguns acessórios que te ajudarão a explorar mais os recursos do seu equipamento!

Se você deseja aprender ABSOLUTAMENTE TUDO o que precisa para fazer filmagens com o iPhone, veja este conteúdo até o fim!

 

1. Prepare seu iPhone

Antes de começar a filmar com o iPhone você precisará prepará-lo. Lembre-se seu iPhone ainda é um smartphone. Nesta etapa você vai precisar fazer alguns ajustes importantes antes de começar fazer filmagens com seu iPhone.

Abaixo veja como configurar seu iPhone corretamente.

 

1.1 Ative o Modo Avião

Poucas pessoas utilizam o Modo Avião no iPhone. Mas ele tem-se mostrado um excelente recurso para quem captura e produz vídeos com o iPhone.

Quando ativado, o Modo Avião desativa o Wi-Fi, Bluetooth, GPS, Serviços de Localização e principalmente o Celular (voz e dados), que podem ser os vilões no momento em que você está filmando com seu iPhone.

Para ativar o Modo Avião acesse Ajustes > Modo Avião ou passe o dedo de baixo para cima e acesse a Central de Controle, caso você tenha um iPhone com a versão mais recente do iOS.

teste

Se você quiser mais informações sobre o Modo Avião no iPhone, veja este artigo oficial da Apple.

 

1.2 Libere o Máximo de Memória no Seu iPhone

 

Hoje é muito fácil tirar fotos ou capturar vídeos, basta estar no local certo na hora certa e puxar o iPhone do bolso. O problema é que com o tempo a memória do iPhone vai enchendo sem que você perceba e quando manos espera a mensagem “Seu iPhone está sem espaço” aparece na tela. Pior quando isso acontece no momento da sua filmagem…

A Nuvem, muitas vezes não libera o espaço, só sincroniza, fazendo com o que suas fotos e filmes continuem no iPhone. Eu, como sou da velha guarda da tecnologia, além de ter minhas fotos na Nuvem, também as tenho em meus HDs externos, onde guardo cópias das fotos e filmes que tiro do iPhone.

Nossa sugestão é que você transfira as fotos do iPhone para seu computador. Se você tem um Mac veja este artigo, nele te mostraremos como transferir suas fotos de forma prática e rápida : ) Manter o iPhone com o espaço de armazenamento liberado vai te ajudar a filmar por mais tempo, sem a interrupções e avisos do iOS. Por isso desinstale aplicativos não utilizados, músicas e vídeos pouco reproduzidas dentre outros.

 

1.3 Sempre Filme no Modo Horizontal, Sempre!

Por mais simples e básico que pareça, conheço muitas pessoas que filmam com o celular na vertical. Isso não é errado, mas se o objetivo for reproduzir a filmagem do iPhone em uma TV LCD ou LED com certeza o conteúdo não vai ficar bom, Lembre-se que as duas faixas pretas ao lado só servem para atrapalhar.

Desconsidere esta sugestão caso você tenha um projeto específico para ser reproduzido em smartphones no modo vertical, não há limites para a criatividade né? 

: )

 

1.4 Trave o Foco e a Exposição

Filmagem com o iPhone - O Guia Absolutamente Completo [Grátis]2

Não sei se você já percebeu, mas a câmera do iPhone permite o travamento de foco. Isso pode ser muito útil, principalmente se você precisa filmar uma cena que não pode sofrer alteração de foco. Para bloquear o foco automático do iPhone toque e segure a tela por alguns instantes.

Lembre-se! Estas configurações são fundamentais para fazer uma boa filmagem com o iPhone…

 

1.5 Configure para filmar em 4K

Recentemente gravamos um video ensinando como configurar o iPhone para gravar em 4K. Você pode acessar o artigo completo clicando aqui ou simplesmente vendo o vídeo abaixo:

2. Conheça os recursos do seu iPhone

Sem dúvida o iPhone possui excelentes recursos. Todos estes recursos foram desenvolvidos para que o dono do iPhone possa fazer muito mais com seu aparelho. Infelizmente muitas pessoas não conhecem a maioria destes recursos. Ainda bem que existe o Blog do Super Apple : )

Nesta etapa vamos te mostrar os principais recursos que fazem com que o iPhone vá além de um simples smartphone o colocando como boa opção de filmadora… Vamos lá!

 

2.1 Filmagem com Qualidade 4K

Os iPhones mais recentes (5 SE, 6S e 7) podem gravar com resolução de 4K, que tem uma concentração muito grande de pixels, são mais de 8 milhões de pixels e uma resolução de 4.000 por 2.000.

Para você ter uma idéia dá uma olhada nesse video:

Se você pensa em utilizar a filmagem do iPhone em 4K considere a dica 1.2, onde ensinamos como liberar espaço na memória do seu iPhone. Isso é importante por que os arquivos das filmagens 4K do iPhone são gigantes! #FicaaDica : )

 

2.2 Filmando utilizando o Time-Lapse

Esse é um recurso que te permite capturar várias imagens exibindo-as em velocidade máxima, claro que é uma simulação, mas o resultado é fantástico! Dá uma olhada.

 

2.3 Câmera lenta

Este é um dos recursos que mais gosto na câmera do iPhone. Como o próprio nome sugere, ele faz com que suas filmagens com o iPhone fiquem em câmera lenta.

Abaixo deixo um vídeo que a Mariana Monteiro, fez a algum tempo sobre a Câmera Lenta ou SlowMotion do iPhone.

 

 3. Utilize Técnicas!


Começamos agora a parte prática do material sobre filmagem com iPhone. Além de preparar e conhecer o iPhone você precisará utilizar algumas técnicas que te permitirão fazer um excelente trabalho.

 

3.1 Estabilização

Filmagem com o iPhone

Este é o primeiro passo para profissionalizar sua filmagem com o iPhone. Ao filmar, procure segurar o iPhone com as duas mãos, isso te dará mais firmeza e consequentemente uma qualidade de filmagem muito superior.

Embora esta seja uma boa técnica, ainda recomendamos a aquisição de acessórios externos como um suporte ou tripé, que falaremos mais a frente. Se você não conhece, não se preocupe que logo mais te mostrarei.

 

3.2 Planeje sua filmagem

Não sei se você percebeu, mas a esta altura utilizar o iPhone como filmadora deixou de ser uma brincadeira amadora. Se você leu até aqui já deve ter notado que muitas das informações aqui mencionadas são de foco profissional, por isso eu não poderia deixar de falar do planejamento.

Planejar como você filmará fará toda diferença no projeto final. Por isso lembre-se de por no planejamento:

  • Preparar iluminação (que pode ser a luz do dia, caso você não tenha recursos)
  • Capturar as imagens de ângulos diferentes
  • Se possível utilize um microfone com filtro de ruído (Você ainda vai me agradecer por esta dica)

 

3.3 Enquadramento

Não menos importante do que os demais é o enquadramento, que potencializa a sua captura de imagem. Imagine capturar uma dança de casal. Nesta cena você pode filmar desde o sorriso deles até os pés se movimentando.

Explore TODOS os momentos de cima para baixo e de baixo para cima. No caso de cenas baixas, não se intimide e abaixe com o iPhone até a altura ideal. No final o que importa é o resultado, certo?

Estas técnicas são pouco utilizadas pelos filmMakers de iPhone. Utilize-as ok? 

 

Bônus: Dicas extras para você fazer as melhores filmagens com o iPhone


Conforme combinamos, agora entramos na parte das dicas extras! Tudo o que você vai ver agora, é fruto de muita pesquisa e frequentes atualizações aqui. Lembre-se que preparamos tudo para você com muito carinho e dedicação : )

Vamos lá!

Aplicativos para filmagem com o iPhone

Filmagem-com-o-iPhone-O-Guia-Absolutamente-Completo-Grátis3-1024x449

Como não poderia deixar de ser, é muito importante que você tenha aplicativos ideais para filmagem no iPhone. Veja abaixo alguns aplicativos que facilitam a vida dos VideoMakers!

1. iMovie

Filmagem-com-o-iPhone-O-Guia-Absolutamente-Completo-Grátis3-1024x449

O iMove é uma desses Apps que não podem faltar. Ele Permite a captura e edição básica no próprio iPhone.

Embora seja desenhado para usuários iniciantes, o iMovie é muito utilizado pelos profissionais.

A grande vantagem do iMovie é sua facilidade de uso aliado a integração do iOS, sistema operacional do iPhone. Claro que não podemos nos esquecer que, além do iMovie seja disponibilizado gratuitamente pela Apple,  ainda permite a integração com o iMovie do Mac.

 

2. FilMic Pro

Este dispensa comentários. Além de ser barato, é recomendado por profissionais da área. Ajustes como exposição, Abertura e Foco são funções disponíveis neste app. Veja o vídeo para conhecer melhor o FilMic Pro:

FiLMiC Pro Sizzle Reel from FiLMiC Pro on Vimeo.

 

 

Acessórios


Eu não poderia deixar de te mostrar os acessórios disponíveis para iPhone, né? Vamos lá!

1. Table Dolly

Se você deseja filmar com movimentos no iPhone, o Table Dolly é a solução ideal para você! Como ele e pequeno é possível utilizá-lo em mesas ou mesmo no chão, bem legal né? Custa $ 90,00 e pode ser comprada aqui.

Filmagem com o iPhone 2 Filmagem com o iPhone

2. Zacuto Zgrid iPhone

Suporte que permite segurar o iPhone em apenas uma mão com mais firmeza. Filmagem com o iPhone   Filmagem com o iPhone

3. RodeGrip

Este permite que o iPhone grave áudio com um microfone de excelente qualidade, caso você queria acopla-lo a um equipamento profissional. Filmagem com o iPhone. 4jpg rodegrip4_03

4. Optrix iPhone

Ideal para quem precisa fazer filmagens debaixo da água. Trata-se de uma case que pode ser acoplada no iPhone. Ha ainda acessórios que permitem a utilização em capacetes, bikes e até prancha de surf. optrix-iphone-adventure-suit-2272_600.0000001362932458 optrix-iphone-adventure-suit-eaef_600.0000001362117712

Faça o Curso Youtube Makers


Filmagem-com-o-iPhone-O-Guia-Absolutamente-Completo-Grátis3-1024x44922

O SmartVideo é um treinamento completo, prático e sem enrolação, pois sabemos que seu tempo é precioso. Você aprenderá como fazer vídeos de qualidade usando somente seu celular, de forma simples, fácil e eficiente.

Clique aqui para se inscrever!

Considerações Finais

Claro que apesar de todas essas aplicações o iPhone ainda é um smartphone. Se depois de capturar seus filmes com ele você se empolgar, considere se profissionalizar investindo em uma câmera profissional. Bom espero que você tenha gostado deste artigo, ele foi escrito com muito carinho! Deixe sua opinião nos comentários, isso nos ajuda a melhorar nosso conteúdo : )

 

 

4. Utilize a Imagem Total do iPhone

filmagem-com-iphone

Se você tem um iPhone 4S ou 5 toque duas vezes na tela para ver o total da captura.

Muitas pessoas não sabem, mas nesses aparelhos a filmagem do iPhone capta mais do que a tela pode reproduzir. Quando você visualiza sua captura totalmente, pode ter uma melhor visibilidade do seu trabalho, podem assim ganhar tempo e produtividade.

Sempre utilize este recurso. Vai fazer toda a diferença, você vai ver. Se você possui um iPhone posterior aos que mencionamos, desconsidere esta dica. Seu aparelho tem tela suficiente para reproduzir o conteúdo completo : )

 

5.1 Não Utilize o App Câmera do iPhone

filmagem-com-iphone

Esse é o GRANDE vilão dos usuários, isso por que esse app possui limitações que outros aplicativos não tem.

Continue que logo te falarei dos aplicativos recomendados para Videomakers.

 

  • Pingback: Guia Prático do iPhone e iPad Para Iniciantes()

  • Banka

    Mto legal o artigo! Parabens! Temos um canal no youtube com esquetes de humor e filmamos todos os videos com iphone. Algumas dicas aqui foram preciosas pra gente! Obrigada! Depois da uma olhada la no nosso canal youtube.com/canaltipiko bjo!

  • Oi Banka, tudo bem?

    Muito legal seu canal, congrats : )

    Obrigado pela audiência!

  • Alice Vianna Schmall

    Oi sou professora e estou tentando gravar um video com meu Iphone 5C com meus alunos e o microfone é o meu maior problema. Precisava captar o audio com um microfone externo que capte a voz de varios alunos em cena, sem aparecer no video. Teria algum microfone que sirva e grave sincronizado com o video, como acontece com o microfone de um fone de ouvido?

  • Olá Alice, tudo bem? Minha sugestão, grave o áudio separado.

    Duas opções:

    1. Gravar com um microfone compatível com o iPhone, que pode ser o que vem integrado ao fone que vem acompanhado como acessório.

    2. Se cada aluno tiver um smartphone, cada um pode gravar utilizando seu aparelho, depois é só juntar tudo na edição do computador.

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte

  • Key Tens

    olá, estou a procura de um celular (de preferencia iphone) mas preciso saber o tempo de gravação sem parar
    utilizo meu ceular atual (um sony) para gravar as minhas aulas e ate mesmo como camera veicular, mas tenho que iniciar uma gravação de 40 em 40 minutos, e isso atrapalha muito minhas aulas
    no caso do iphone 7 ou outros modelos, ele tem esse interrupção ou ele grava o tempo que a memoria internet disponibilizar ?

  • Michel_Fred

    Ótimo artigo! Estou procurando um app que deixe eu filmar com musica do app musica tocando ao mesmo tempo… como no snapchat. Conhecem algum?

  • Rubens De Andrade Neto

    Excelente artigo. Fora tudo o que disse, sabe como adicionar conjuntamente um flash de led e 2 microfones sem fio para entrevistas? Obrigado.

  • Olá Rubens, tudo bem? Dois microfones não acredito que dê. Entretanto, você pode capturar os áudios em dois smartphones, depois juntar na edição. Assim vai dar super certo!

  • Olá Michel, tudo bem? Agora não me ocorre nenhum app, mas sugiro que você entre no http://www.alternativeto.net lá você encontrará todos os apps alternativos ao Snap. Boa sorte!

  • Olá Key, tudo bem? Tenho um iPhone 7, e nunca tive esse problema. Entretanto, precisamos avaliar alguns pontos:

    1. Espaço de armazenamento disponível, inclusive quando se filma em 4K
    2. Aplicativo utilizado para filmagens, prefira os profissionais, como FilMic Pro

    Espero que ajude!

    Forte abraço

  • Ivana Araujo

    Olá, gostaria de tirar uma duvida, como faço para gravar um vídeo sem o áudio no i-phone 5s?