Filmagem com o iPhone – O Guia Absolutamente Completo [Grátis]
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Filmagem com o iPhone – O Guia Absolutamente Completo [Grátis]

Quanto mais novo o iPhone, melhor ficam os recursos da câmera. Esse é o processo evolutivo da tecnologia, não só da Apple, mas de todas as grandes fabricantes de smartphones como Samsung e LG.

Tudo isso é muito bom, mas pode ficar melhor se você unir os recursos da câmera do seu iPhone com bons aplicativos de edição, acessórios e algumas técnicas.

É justamente isso que vamos te mostrar neste artigo, que cuidadosamente intitulamos de Filmagem com o iPhone – O Guia Absolutamente Completo!

 

Para Quem preparamos este material?

Preparamos este material para usuários iniciantes e intermediários que utilizam ou querem utilizar o iPhone para fazer filmagens, profissionais… ou não! : ) Este artigo foi escrito para pessoas que querem começar a carreira de Videomaker, mas também pode ser utilizado por pessoas que já atuam na área e desejam aplicar o(s) iPhone(s) em suas produções.  Também pode ser uma boa leitura uma vez que até mesmo grandes cineastas utilizam o iPhone e outros smartphones em curtas e documentários.     Claro que NÃO poderíamos deixar de lado aqueles que querem fazer filmagens amadoras com iPhone, este conteúdo também vai ajudar aqueles que não sabem nem por onde começar : )


⭐⭐⭐ Conteúdo Premium ⭐⭐⭐

Veja este artigo até o fim. Quando terminar você estará apto a fazer filmagens profissionais com seu iPhone.


 

Por que Utilizar o iPhone para Filmagem?

Hoje, o iPhone não é mais considerado melhor smartphone, pelo menos por usuários de smartphones Samsung S9 por exemplo. Isso por que há vários outros smartphones TOP de linha disponíveis no mercado.

Por outro lado as grandes vantagens do iPhone são:

  • Estabilidade na execução de aplicativos e do sistema;
  • Número de acessórios para filmagens disponíveis no mercado (em relação aos seus concorrentes);
  • Número de aplicativos de captura e edição disponíveis na App Store.

 Estes são recursos que fazem toda diferença, principalmente para pessoas que precisam fazer filmagens com iPhone, mas em nível profissional.

 

O que é Possível Fazer com o iPhone?

Considerando as vantagens que mencionamos acima, acreditamos que é possível fazer qualquer filmagem com o iPhone. No exemplo abaixo, o video de um dos marcos mais visitados da França, localizado na Normandia, muito perto da Bretanha. Mont Saint-Michel e sua baía estão na lista da UNESCO como Património Mundial. Além do cenário que por si só já é perfeito, o vídeo foi filmado totalmente em 4K com o iPhone 7 Plus, qualidade impecável…

Filmagem feita com iPhone 7 PLUS

 

Agora, veja outro video, desta vez feito com o iPhone X. O video mostra o breve documentário “Made in Paris” sobre uma chef confeiteira parisiense. Ambos foram produzidos pela AmnesiArt.

Filmagem feita com iPhone X ⤵ 

Vale lembrar que fazer filmagem com o iPhone não é muito diferente de filmar com uma câmera filmadora semi-profissional. Agora se você utilizar os recursos que o iPhone oferece e ainda aplicar algumas técnicas que ensinamos neste artigo, com certeza suas filmagens estarão mais próxima das profissionais : )

 


⭐⭐⭐ Conteúdo Premium ⭐⭐⭐

Veja este artigo até o fim. Quando terminar você estará apto a fazer filmagens profissionais com seu iPhone.


 

Como este material foi dividido

Este conteúdo foi dividido em GRANDES 3 blocos. Cada um com um objetivo especifico, mas que juntos formam uma base de conhecimento que te permitirá fazer execelentes filmagens com seu iPhone:

  1. Prepare seu iPhone: Nesta etapa você vai aprender como deixar seu iPhone configurado para fazer a captura de imagem.
  2. Conheça os recursos: Tão importante quanto preparar seu iPhone, também é conhecer seus recursos, principalmente nos novos iPhones.
  3. Utilize técnicas: Depois de passar pelos dois pilares anteriores, você vai aprender algumas técnicas que te permitirão fazer excelentes filmagens com seu iPhone.
  4. Bônus: Além dessas informações que por si só já são suficientes para dominar seu iPhone, também vamos te trazer alguns acessórios que te ajudarão a explorar mais os recursos do seu equipamento!

Se você deseja aprender ABSOLUTAMENTE TUDO o que precisa para fazer filmagens com o iPhone, veja este conteúdo até o fim!

 

1. Prepare seu iPhone

Antes de começar a filmar com o iPhone você precisará prepará-lo. Lembre-se seu iPhone ainda é um smartphone. Nesta etapa você vai precisar fazer alguns ajustes importantes antes de começar fazer filmagens com seu iPhone.

Abaixo veja como configurar seu iPhone corretamente:

 1.1 Ative o Modo Avião

Poucas pessoas utilizam o Modo Avião no iPhone. Mas ele tem-se mostrado um excelente recurso para quem captura e produz vídeos com o iPhone. Quando ativado, o Modo Avião desativa o Wi-Fi, Bluetooth, GPS, Serviços de Localização e principalmente o Celular (voz e dados), que podem ser os vilões no momento em que você está filmando com seu iPhone.

Para ativar o Modo Avião acesse Ajustes > Modo Avião. 

Você também pode ativar o Modo Avião passando o dedo de baixo para cima, através da Central de Controle, caso você tenha um iPhone com a versão mais recente do iOS.

Se você quiser mais informações sobre o Modo Avião no iPhone, veja este artigo oficial da Apple.

 

1.2 Libere o Máximo de Memória no Seu iPhone

Hoje é muito fácil tirar fotos ou capturar vídeos, basta estar no local certo, na hora certa e puxar o iPhone do bolso. O problema é que com o tempo a memória do iPhone vai enchendo sem que você perceba e quando menos espera a mensagem “Seu iPhone está sem espaço” aparece na tela. Pior quando isso acontece no momento da sua filmagem… OK Super Apple, mas e a nuvem? Infelizmente, a Nuvem muitas vezes não libera o espaço. Isso por que ela só sincroniza, fazendo com o que suas fotos e filmes continuem no iPhone, mas com uma “cópia” online. Eu, como sou da velha guarda da tecnologia, além de ter minhas fotos na Nuvem, também as tenho em meus HDs externos, onde guardo cópias das fotos e filmes que tiro do iPhone.

Nossa sugestão é que você transfira as fotos e filmes do iPhone para seu computador. Se você tem um Mac veja este artigo, nele te mostraremos como transferir suas fotos de forma prática e rápida : )

Manter o iPhone com o espaço de armazenamento liberado vai te ajudar a filmar por mais tempo, sem a interrupções e avisos do iOS. Por isso desinstale aplicativos não utilizados, músicas e vídeos pouco reproduzidas dentre outros.

 

1.3 Trave o Foco e a Exposição

Não sei se você já percebeu, mas a câmera do iPhone permite o travamento de foco. Isso pode ser muito útil, principalmente se você precisa filmar uma cena que não pode sofrer alteração de foco. Para bloquear o foco automático do iPhone toque e segure a tela por alguns instantes.

 

1.4 Configure para filmar em 4K

Muitas pessoas fazem filmagens com o iPhone, mas poucas exploram todos os recursos que a câmera do iPhone oferece, como o 4K por exemplo. Esse é um tema que interessa a muitas pessoas. Recentemente gravamos um video ensinando como configurar o iPhone para gravar em 4K. Você pode acessar o artigo completo clicando aqui ou simplesmente vendo o vídeo abaixo.

1.5 Instale Apps

Com o crescimento das redes sociais o mercado de aplicativos de videos e fotos explodiu! Hoje temos muitas opções que vão desde apps para capturar fotos com efeitos até edição pesada de filmes, realizadas diretamente no iOS, sistema operacional do iPhone e iPad. Para ajudar a explorar melhor os recursos que iPhone oferece sugerimos que você instale apps que te ajudarão a fazer excelentes capturas de filmes. Um deles é o FilmC

Se você deseja mais apps, não se preocupe. Na sessão Bônus, no final deste tutorial, você terá uma lista com os TOP melhores apps para filmagens com o iPhone : ) 1.6 Limpe a lente do seu iPhone Tão importante quando preparar o software, também é preparar o hardware. Muitas vezes pensamos em tudo, mesmo em limpar a lente, que muitas vezes ficam com aqueles terríveis marcas de digitais.
Embora essas marcas (resíduos de sujeira) pareçam inofencíveis, fazem GRANDE diferença no resultado final da gravação. Esse é um problema tão comum, que resolvemos criar o limpatelas.com, um loja online focada em produtos para higienizar eletrônicos. Vale a pena dar uma olhada : )

2. Conheça os recursos do seu iPhone

Sem dúvida o iPhone possui excelentes recursos. Todos estes recursos foram desenvolvidos para que o dono do iPhone possa fazer muito mais com seu aparelho. Infelizmente muitas pessoas não conhecem a maioria destes recursos. Ainda bem que existe o Blog do Super Apple : ) Nesta etapa vamos te mostrar os principais recursos que fazem com que o iPhone vá além de um simples smartphone o colocando como boa opção de filmadora… Vamos lá!

2.1 Filmagem com Qualidade 4K Embora tenhamos falar um pouco acima, vale a pena repetir pelos benefício. Os iPhones mais recentes (6S e 7, 8 e X) podem gravar com resolução de 4K, o que é muito bom! Em resumo, o 4K é uma resolução que tem uma concentração muito grande de pixels, são mais de 8 milhões e uma resolução de 4.000 por 2.000. No video abaixo você pode ter uma idéia do que é uma filmagem dessas.
Veja abaixo uma captura (e edição) feita em 4K com o iPhone X ⤵

Se você pensa em utilizar a filmagem do iPhone em 4K considere a dica 1.2, onde ensinamos como liberar espaço na memória do seu iPhone. Isso é importante por que os arquivos das filmagens 4K do iPhone são gigantes! #FicaaDica : )   2.2 Filme utilizando o Time-Lapse Esse é um recurso que te permite capturar várias imagens exibindo-as em velocidade máxima, claro que é uma simulação, mas o resultado é fantástico! Dá uma olhada.

Filmagem com iPhone 7 Plus utilizando o recurso Time-Lapse

2.3 Utilize a Câmera lenta Este é um dos recursos que mais gosto na câmera do iPhone. Como o próprio nome sugere, ele faz com que suas filmagens com o iPhone fiquem em câmera lenta. Abaixo deixo um vídeo que a Mariana Monteiro, fez a algum tempo sobre a Câmera Lenta ou SlowMotion do iPhone.

Filmagem com iPhone 7 Plus utilizando o recurso Câmera Lenta ⤵

2.4 Explore o recurso Panorama Muitas vezes queremos capturar uma paisagem de tirar o fôlego, o problema é que nem sempre elas cabem na tela da câmera. A boa notícia é que Apple introduziu o modo Panorama, que permite tirar uma foto com ângulo amplo. O modo Panorama exibe uma pequena barra de guia no meio da tela, o objetivo é ajudar você a tirar a foto. Depois é só segurar o botão movendo o iPhone para capturar a imagem. Depois de pronta a imagem, que será de um só frame poderá ser inserida na sua edição de filme…

Video editado com uma foto panorâmica feita com o iPhone

 

3. Utilize Técnicas!

Começamos agora a parte prática do material sobre filmagem com iPhone. Além de preparar e conhecer o iPhone você precisará utilizar algumas técnicas que te permitirão fazer um excelente trabalho.

3.1 Iluminação 
Imagine a seguinte cena: Você está a uns 3 metros de distância de uma pessoa em um local totalmente escuro. Você consegue vê-la? Consegue saber se ela tem cabelos curtos ou longos? Se é homem ou mulher? Por mais que você tenha uma excelente visão, imagino que não. 
Mas não se culpe por isso! Em um local totalmente escuro é impossível ver alguma coisa 😂. Agora imagine que alguém ascendeu uma lâmpada! Voilá… Agora, com certeza, você conseguirá ver a outra pessoa. Tudo por causa da luz : ) É por isso que ter uma boa iluminação é fundamental pra fazer filmes de qualidade com o iPhone. Não vamos entrar em detalhes sobre esse tópico, mas se você der um Google, com certeza encontrará vários tutoriais sobre iluminação, tanto interna, como externa, utilizando inclusive a luz solar que é de graça e está totalmente disponível para nós : )
 
  3.2 Estabilização Filmagem com o iPhone Este é o segundo passo para profissionalizar sua filmagem com o iPhone. Ao filmar, procure segurar o iPhone com as duas mãos, isso te dará mais firmeza e consequentemente uma qualidade de filmagem muito superior. Embora esta seja uma boa técnica, ainda recomendamos a aquisição de acessórios externos como um suporte ou tripé, que falaremos mais a frente, ainda neste SUPER TUTORIAL.

3.3 Sempre Filme no Modo Horizontal, Sempre!

Por mais simples e básico que pareça, conheço muitas pessoas que filmam com o celular na vertical. Isso não é errado, mas se o objetivo for reproduzir a filmagem do iPhone em uma TV LCD ou LED com certeza o conteúdo não vai ficar bom, Lembre-se que as duas faixas pretas ao lado só servem para atrapalhar.

Desconsidere esta sugestão caso você tenha um projeto específico para ser reproduzido em smartphones no modo vertical, não há limites para a criatividade né? 

  3.3 Planeje sua filmagem Não sei se você percebeu, mas a esta altura utilizar o iPhone como filmadora deixou de ser uma brincadeira amadora. Se você leu até aqui já deve ter notado que muitas das informações aqui mencionadas são de foco profissional, por isso eu não poderia deixar de falar do planejamento. Planejar como você filmará fará toda diferença no projeto final. Por isso lembre-se de por no planejamento:

  • Preparar iluminação (que pode ser a luz do dia, caso você não tenha recursos)
  • Capturar as imagens de ângulos diferentes
  • Se possível utilize um microfone com filtro de ruído (Você ainda vai me agradecer por esta dica)

Lembre-se: um bom filme precisa fazer sentido! Logo pense em um começo, meio e fim.

 

3.4 Enquadramento

Não menos importante do que os demais é o enquadramento, que potencializa a sua captura de imagem. Imagine capturar uma dança de casal. Nesta cena você pode filmar desde o sorriso deles até os pés se movimentando. Explore TODOS os momentos de cima para baixo e de baixo para cima.

No caso de cenas baixas, não se intimide e abaixe com o iPhone até a altura ideal. No final o que importa é o resultado, certo? Estas técnicas são pouco utilizadas pelos filmMakers de iPhone. Utilize-as ok? 

 

 

3.5  Filme o minimo que conseguir

Filmar com o iPhone é uma delicia! O problema é que as vezes fazemos tantas filmagens, que fica difícil sentar no computador e começar uma edição. Uma boa idéia talvez seja você lembrar da lei de pareto: 80/20 de todas as suas filmagens, 80% delas serão eliminadas na edição, restando apenas 20%. Claro que isso não é regra, mas já é um bom ponto de partida!

 

3.6 Não Utilize o App Câmera do iPhone

filmagem-com-iphone Esse é o GRANDE vilão dos usuários, isso por que esse app possui limitações que outros aplicativos não tem. Continue que logo te falarei dos aplicativos recomendados para Videomakers.

 

Dica Extra Para quem utiliza iPhones mais antigos!

3.7 Utilize a Imagem Total do iPhone

filmagem-com-iphone

Se você tem um iPhone 4S ou 5 toque duas vezes na tela para ver o total da captura. Muitas pessoas não sabem, mas nesses aparelhos a filmagem do iPhone capta mais do que a tela pode reproduzir.

Quando você visualiza sua captura totalmente, pode ter uma melhor visibilidade do seu trabalho, podem assim ganhar tempo e produtividade. Sempre utilize este recurso. Vai fazer toda a diferença, você vai ver. Se você possui um iPhone posterior aos que mencionamos, desconsidere esta dica. Seu aparelho tem tela suficiente para reproduzir o conteúdo completo : )

 

Bônus: Dicas extras para você fazer as melhores filmagens com o iPhone

Conforme combinamos, agora entramos na parte das dicas extras! Tudo o que você vai ver agora, é fruto de muita pesquisa e frequentes atualizações aqui. Lembre-se que preparamos tudo para você com muito carinho e dedicação : )

Vamos lá!

4.1 Aplicativos para filmagem com o iPhone

Como não poderia deixar de ser, é muito importante que você tenha aplicativos ideais para filmagem no iPhone. Veja abaixo alguns aplicativos que facilitam a vida dos VideoMakers!    1. Filmic Pro Este dispensa comentários. Além de ser barato, é recomendado por profissionais da área. Ajustes como exposição, Abertura e Foco são funções disponíveis neste app.

2. Camera Plus Pro Este é um dos melhores apps de filmagens com iPhone. O Camera Plus Pro possui configurações e recursos bem avançados que permite ao usuário fazer ajustes até mesmo na hora que estiver capturando seus vídeos.

3. iMovie

O iMove é uma desses Apps que não podem faltar. Além de Permitir a captura e edição básica no próprio iPhone, o iMovie pode trabalhar integrado ao iMovie do Mac, o que facilita muito na migração dos dados.

Estamos testando alguns apps! Se tiver sugestões é só deixar nos comentários abaixo ok?

4.2 Acessórios

Eu não poderia deixar de te mostrar os acessórios disponíveis para iPhone, né? Vamos lá!

1. Table Dolly

Se você deseja filmar com movimentos no iPhone, o Table Dolly é a solução ideal para você! Como ele e pequeno é possível utilizá-lo em mesas ou mesmo no chão, bem legal né? Custa $ 90,00 e pode ser comprada aqui.

Filmagem com o iPhone 2 Filmagem com o iPhone 2. Zacuto Zgrid iPhone Suporte que permite segurar o iPhone em apenas uma mão com mais firmeza. Filmagem com o iPhone   Filmagem com o iPhone 3. RodeGrip Este permite que o iPhone grave áudio com um microfone de excelente qualidade, caso você queria acopla-lo a um equipamento profissional. Filmagem com o iPhone. 4jpg rodegrip4_03 4. Optrix iPhone Ideal para quem precisa fazer filmagens debaixo da água. Trata-se de uma case que pode ser acoplada no iPhone. Ha ainda acessórios que permitem a utilização em capacetes, bikes e até prancha de surf. optrix-iphone-adventure-suit-2272_600.0000001362932458 optrix-iphone-adventure-suit-eaef_600.0000001362117712

Faça o Curso Youtube Makers

Filmagem-com-o-iPhone-O-Guia-Absolutamente-Completo-Grátis3-1024x44922

O SmartVideo é um treinamento completo, prático e sem enrolação, pois sabemos que seu tempo é precioso. Você aprenderá como fazer vídeos de qualidade usando somente seu celular, de forma simples, fácil e eficiente.

Clique aqui para se inscrever!

Considerações Finais

Claro que apesar de todas essas aplicações o iPhone ainda é um smartphone. Se depois de capturar seus filmes com ele você se empolgar, considere se profissionalizar investindo em uma câmera profissional. Bom espero que você tenha gostado deste artigo, ele foi escrito com muito carinho! Deixe sua opinião nos comentários, isso nos ajuda a melhorar nosso conteúdo : )