Detox Para Mac – O Guia Prático do Usuário
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Detox Para Mac – O Guia Prático do Usuário

Diferente dos outros sistemas operacionais, o MacOS foi construído com uma estrutura muito eficiente. Só para você ter uma idéia, seu Mac não precisa ser desfraguimentado para continuar funcionando bem, além é claro da notável estabilidade que o sistema oferece no dia-a-dia.

Mas como nem tudo são flores, o Mac também tem problemas de desempenho. Principalmente nos Macs que nunca recebem manutenção preventiva. Aqui no blog já escrevemos um artigo com 5 dicas para melhorar o desempenho de um Mac lento, desta vez, trouxemos um manual para você desintoxicar seu Mac. Desintoxicar, leia-se limpar tudo o que é desnecessário e destrutivo ok? 

 

Porque escrevemos este guia

Recebemos centenas de emails de pessoas com problemas no Mac. Muitos desses problemas poderiam ser facilmente evitados se essas pessoas soubessem como fazer a manutenção preventiva. Outro agravante é que, muitas vezes essas pessoas moram em lugares distantes e não tem acesso a uma assistência técnica Apple especializada…. especializada mesmo.

Falamos isso porque muitas das assistências se especializam no hardware e não no software, o que é um problema do ponto de vista do usuário.

 

Para quem escrevemos este guia

Este guia foi escrito para pessoas que estão com dificuldades no uso do Mac, ou porque está muito lento ou sobrecarregado com excesso dados desnecessários.

Também escrevemos para aqueles que gostam de ter autonomia e que preferem aprender como fazer a manutenção do seu Macbook e iMac por conta própria.

 

Antes de começar

Nos passos a seguir, vamos lidar com seus dados, por isso é de fundamental importância que você faça um backup completo do seu computador.

Isso vai garantir a segurança das suas informações. Se você não sabe como fazer o backup do seu Mac, assista esta videoaula, onde ensinamos!

 

 

Mão na Massa!

Nos passos a seguir, vamos te ensinar alguns passos para deixar seu Mac mais limpo e rápido. Sirva-se do nosso suco Detox!

 

 

1. Remova com segurança arquivos redundantes e desnecessários do seu Mac

Embora MacOS seja um sistema muito eficiente em termos de administração de arquivos, no decorrer do tempo, dados armazenados de aplicativos terceiros podem afetar a velocidade do seu computador.

Na verdade, quando o assunto é baixo desempenho, estes são os culpados mais comuns!

Mas, como remover estes arquivos se estamos utilizando o MacOS ao mesmo tempo?

 

Resposta 1: Utilizando o Modo de Segurança!

Basicamente, o modo de segurança (também chamado de Inicialização Segura) é uma forma de inicializar o sistema do seu Mac para que ele execute determinadas verificações e impeça alguns softwares de carregar ou abrir automaticamente. Abaixo algumas ações que o Mac faz no modo de segurança:

  • Verifica o disco de inicialização e tenta reparar problemas de diretório, se necessário
  • Carrega somente as extensões de kernel necessárias
  • Evita que os “Itens de Inicialização” e os “Itens de Início” abram automaticamente
  • Desativa as fontes instaladas pelo usuário 
  • Apaga os caches de fontes e de kernel e outros arquivos de cache do sistema

Não vamos entrar em detalhes aqui, se você quiser utilizar o Modo de Segurança, com segurança, siga esse artigo oficial da Apple ok?

Depois de entrar no modo de segurança

Depois de entrar no modo seguro e a tela de login aparecer entre normalmente com seu usuário e senha. O modo de segurança usa apenas drivers de gráficos muito básicos, então não se preocupe se você ver algo errado com as cores ou resolução da tela.

Agora que você está na sua área de trabalho, clique no  e escolha Sobre este Mac. 

 

Depois clique em Armazenamento > Gerenciar depois basta fazer a limpeza que achas necessária no seu Mac

Resposta 2: Utilizando o CleanMyMac!

Este é um dos melhores aplicativos que utilizamos nos Macs aqui. Com o CleanMyMac é possível remover arquivos e dados em excesso que estão no Mac. Isso tudo com apenas alguns cliques.

Clique aqui para baixar o CleanmyMac.

Ao final do processo reinicie seu Mac para sair do modo de segurança!

 

2. Verifique seus aplicativos e remova tudo o que você não precisa

Depois de otimizarmos o armazenamento de arquivos no seu Mac conforme vimos acima, é hora de revisar todos os aplicativos que estão instalados no seu Mac.

A remoção de um aplicativo não remove necessariamente todos os seus arquivos relacionados. Por exemplo, se você apagar o Office não excluirá a sua biblioteca. Dito isto, certifique-se de rodar um backup do Time Machine antes de seguir em frente, só para garantir caso de remova acidentalmente algo importante.

Limpando a pasta aplicativos

Abra a pasta Aplicativos do Mac. Veja atentamente a lista de aplicativos. Em geral, o sistema não permitirá que você apague aplicativos que estejam incorporados, como o Safari, mas você pode remover outros.

Remova os aplicativos desnecessários clicando nele uma vez com o botão secundário depois escolha Arquivo> Mover para a Lixeira. A parte ruim, é que eventualmente alguns apps deixarão resíduos desnecessários.

 

Outra boa opção é remover os aplicativos utilizando o CleanmyMac, que faz a limpeza total, incluindo dados ocultos. Clique aqui para baixar o CleanmyMac.

 

 

3. Considere manter arquivos grandes em um disco rígido externo

Normalmente, quanto mais espaço livre você tiver no seu Mac, mais rápido ele ficará. Em teoria isso é perfeito, mas o Mac foi feito para ser utilizado totalmente! E se você tem 10 mil músicas mais 80 mil fotos e filmes?

Algumas pessoas costumam “subir” seus arquivos pessoais, músicas e fotos para nuvem, como o iCloud. Não recomendamos!

O motivo é que, já tivemos um caso aqui onde o usuário subiu todas as suas fotos, cerca de 7 mil, para o iCloud, que por algum motivo ou erro do servidor, apagou TODAS. Por sorte conseguimos recuperar as fotos a partir de um backup do Time Machine.

Utilizar a nuvem ou não, eis a questão

Somos totalmente a favor de utilizar a nuvem como sincronização de dados, até para facilitar o acesso. Entretanto, somos cautelosos e sempre recomendamos que as pessoas tenham um backup local. Isso vai garantir a recuperação dos dados caso necessário… Para isso utilize um HD externo.

 

 

4. Mais dicas e ajustes!

Se mesmo depois e tudo o que fizemos o problema da lentidão ainda continuar, tente mais estes recursos:

Verifique se há atualizações do sistema/apps disponíveis 

Para ver se há atualizações disponíveis, clique no menu  > App Store > Atualizações

Apague os Loops do Garage Band

O GarageBand armazena arquivos em vários lugares, o que pode ocuparmuito espaço. Considere remover loops de áudio não necessários. Abra o Finder
depois vá em Macintosh HD/Library/Audio/Apple Loops e apague os arquivos desnecessários.

Reconfigure a SMC

Reiniciar o SMC (System Management Controller) geralmente é feito para corrigir problemas com a inicialização do seu Mac. Neste artigo mostramos como fazer!

 

Considerações Finais!

Esperamos que as dicas sejam úteis. Se gostou, deixe seu comentário abaixo!