Como utilizar melhor o Serviço de Localização do iPhone e iPad

Serviço de Localização do iPhone e iPad

Como utilizar melhor o Serviço de Localização do iPhone e iPad

O Serviço de localização do iOS, sistema operacional do iPhone e iPad, permite que aplicativos e sites utilizem informações de geo-localização para gerar conteúdo relevante para o usuário. As informações são coletadas a partir do iPhone e iPad, onde o Serviço de Localização, utiliza redes como 3 e 4G, Wi-Fi e GPS, para determinar a localização aproximada. Manter o serviço de localização ativado é muito importante, principalmente se o usuário preza pela segurança conforme já mencionamos no artigo que escrevemos para pais. Neste artigo vamos te mostrar como utilizar melhor o Serviço de localização dos iDevices.

Veja também

Vantagens do Serviço de Localização do iPhone e iPad

Uma das grandes vantagens de deixar o Serviço de localização do iPhone e iPad ativado é que o mesmo pode te ajudar encontrar locais, um bom exemplo é localizar uma padaria ou cinema nas imediações. Outra boa vantagem, principalmente para aqueles que viajam muito, é que o iPhone e iPad, podem ajustar o fuso horário automaticamente, pois se baseará em sua localização atual. Veja abaixo outros bons motivos para utilizar o Serviço de Localização do iPhone e iPad.

  • Câmera: Sua fotos “ganham” metadados, ou seja, quando você abri-las em programas como iPhoto você poderá saber onde elas foram tiradas através de um mapa.
  • Buscar meu iPhone: permite que você encontre seu iPhone através de um mapa. Com ele também é possível enviar mensagens, além de bloquear e apagar todo o dispositivo remotamente.
Como utilizar melhor o Serviço de Localização do iPhone e iPad
  • Bússola: Como o próprio nome sugere, esse aplicativo precisa do serviço de localização para funcionar corretamente.
  • Mapas: Esse app é totalmente dependente do Serviço de Localização, por isso se desejar traçar rotas, será necessário deixar o recurso ativado.
Essas são apenas algumas sugestões, claro que caso é um caso. Há usuários que gostam de deixar o Serviço de localização do iPhone e iPad ativado para apps como Facebook e Instagram.

Desvantagens do Serviço de Localização do iPhone e iPad

Embora o Serviço de Localização seja um excelente recurso, nem tudo é 100%! Se pudéssemos definir as desvantagens em uma palavra, ela seria “Privacidade”.  
Se você permitir que aplicativos ou sites utilizem a sua localização, você estará dando autorização contínua para eles te seguirem onde quer que vá. Pode ser que quando você digitar uma busca no Google as propagandas regionais sejam direcionadas a você. Também pode ser que seus amigos (ou não) saibam onde você está a partir de aplicativos como Facebook, Foursquare e Twitter.

Como configurar o Serviço de Localização do iPhone e iPad

Para configurar o Serviço de Localização do iPhone e iPad conforme suas necessidades siga os passos abaixo:

  • Abra Ajustes > Privacidade > Serviço de Localização
Serviço de Localização do iPhone e iPad
Serviço de Localização do iPhone e iPad
Serviço de Localização do iPhone e iPad
Agora ative (ou desative) os serviços de localização de desejar!
Serviço de Localização do iPhone e iPad

Considerações finais

Como mencionado anteriormente, o Serviço de Localização é um excelente recurso do iOS, mas o recomendado é que ele seja bem utilizado, não só para melhorar sua experiência como localizador, mas para te oferecer mais privacidade.
Esperamos que aproveitem as dicas.
Não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais : )

 

Forte abraço e até a próxima!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.