Como proteger seu Mac de aplicativos maliciosos

Como proteger seu Mac de aplicativos maliciosos

Embora o Mac seja super seguro, alguns aplicativos baixados pela internet podem afetar seu sistema operacional. Isso acontecer por que muitos hackers costumam disponibilizar aplicativos, que aparentemente inofensivos tem o objetivo de infectar Macs e PCs com vírus, muitas vezes destrutivos. Utilizar um anti-vírus ou internet security neste momento pode ser útil, mas não muito. O ideal é ficarmos atentos e utilizar o bom senso : )

Para nossa sorte a Apple, a partir do OS X Lion 10.7.5, liberou o Gatekeeper, uma espécie de sistema de segurança que tem como principal objetivo proteger o Mac de aplicativos infectados. O Gatekeeper oferece mais controle sobre o que você instala no Mac.

Veja também

Mão na massa!

Para ajustar a segurança de downloads siga os passos a seguir:

1. Abra Preferências do Sistema

Saiba como proteger seu Mac de aplicativos maliciosos

2. Clique em Segurança

Saiba como proteger seu Mac de aplicativos maliciosos

3. Em “Permitir aplicativos transferidos de” você terá três opções: Mac App Store, Mac App Store e desenvolvedores identificados ou Qualquer lugar.

Saiba como proteger seu Mac de aplicativos maliciosos

Veja abaixo o que significa cada uma das alternativas.

  • Mac App Store: somente aplicativos baixados da Mac App Store poderão ser instalados no Mac
  • Mac App Store e desenvolvedores identificados: igual a opção anterior, porém os desenvolvedores que possuem o ID de Desenvolvedor junto a Apple mas não necessariamente disponibilizam seus App na Mac App Store.
  • Qualquer Lugar: Este por sua vez, permite que aplicativos sejam executados independentemente de sua fonte, menos recomendado.

Considerações finais

Como você já deve ter notado a última alternativa é a menos recomendada, isso por que, a internet oferece milhares de opções para download e dificilmente temos a certeza de que estes aplicativos vem de fontes confiáveis. Por isso fique ligado!

Divirta-se com seu Mac!

Não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais:

Facebook | Twitter | Youtube

Forte abraço e até breve.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.