Como Inserir Assinatura Digital em Documentos PDF

Como Inserir Assinatura Digital em Documentos PDF no Mac

O Aplicativo Pré-Visualização do MacOS é fantástico. Se você NÃO o conhece, não se preocupe! Aqui no Blog do Super Apple já ensinamos como utilizá-lo.

Hoje vamos te ensinar como inserir assinatura digital em documentos PDF no Mac.

 

Para quem preparamos este material

Preparamos este material para pessoas que utilizam o Macbook ou iMac para produção e edição de texto, e que precisam inserir assinaturas para validar documentos PDF através do Mac no dia a dia.

Com esta assinatura digital você pode validar arquivos sem a necessidade de imprimi-los. Vários profissionais podem aproveitar esse recurso, incluindo advogados, claro : )

 

Só uma coisa antes de começar!

Neste tutorial esclarecemos que esta é apenas uma digitalização de assinatura, portanto pode não ter valor judicial.

Entretanto, há diversas pessoas que a utilizam para validar documentos do dia-a-dia. Caso você tenha interesse em utilizar a assinatura com certificado digital empresas como a Certisign e Serasa Experian oferecem excelentes opções, inclusive com suporte ao jurídico.

➡️ Veja também

 

1. Abra o documento

Primeira coisa a fazer é abrir o arquivo, que pode ser PDF ou outro formato reconhecido no Pré-Visualizador, aplicativo padrão que abre vários formatos de arquivo.

 

2. Crie sua assinatura

Com o Documento aberto clique em Anotar > Assinatura > Gerenciar Assinaturas

Depois você será direcionado para a pop-up para inserir a assinatura no documento PDF, onde também será possível inserir as já criadas anteriormente…

Ao clicar em Criar Assinatura, uma nova janela se abrirá com duas opções: Via Track Pad e via Câmera.

➡️ Via TrackPad

Aqui você pode “desenhar” sua assinatura simplesmente passando o dedo pelo TrackPad no Macbook. Para isso basta clicar em “Clique aqui para começar”

 

➡️ Via Camera 

Nesta opção o Mac se encarregará de ativar a câmera. Aqui você deverá escrever sua assinatura com caneta preta em um papel em branco. Feito isso, posicione-o sobre a câmera, deixe que o Pré-Visualização se encarregue do resto. Quando achar que a captura ficou boa, clique em Aceitar.

Pronto, agora a assinatura estará pronta para ser inserida em qualquer documento no Pré-Visualização. É possível inserir quantas assinaturas desejar, para isso basta clicar no pequeno sinal de + no canto inferior esquerdo da janela.

 

3. Aplique a assinatura no documento

Agora que a assinatura está digitalizada, é hora de adiciona-la no documento.

Com o documento aberto, clique em Mostrar Barra de Ferramentas de Edição, conforme indica a imagem abaixo.

Depois clique no botão Assinatura 

Agora basta clicar e arrastar a assinatura no documento. Note que você pode ajustar a posição e tamanho, bastando somente clicar sobre as pequenas “bolinhas” nas extremidades da assinatura.

Como inserir assinaturas digitais em documentos PDF

Considerações finais

Digitalizar sua assinatura economiza tempo e papel, inclusive esse é um recurso muito utilizado por profissionais.

A parte boa é que é possível inserir assinaturas em qualquer arquivo, desde que o mesmo seja aberto no Pré-Visualizador do Mac. Ah, é importante lembrar que esses recursos estão disponíveis em Macs com OS X 10.7 ou superior, ok?

Espero que tenha gostado das dicas.

Não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.