Como Calibrar o Monitor do Mac – Guia Prático

Como Calibrar o Monitor do Mac – Guia Prático

Se você já ficou olhando para a tela do seu Mac o dia todo, deve ter notado que, embora ela seja linda, ainda não parece perfeita. Ao calibrar o monitor do Mac, você pode ajustar facilmente as configurações de luz e cor.

 

Para quem preparamos este material

Este é um recurso, especialmente útil para pessoas que gostam de jogar ou assistir filmes, também pode ajudar profissionais que trabalham com edição de imagens. Se você se identifica com algum desses perfis, com certeza este material foi feito para você.

 

👉 Veja também: 10 Dicas Para Novos Donos de Mac

Calibrando o monitor do Mac

Neste tutorial vamos te ensinar como calibrar o monitor do seu computador Apple, ajustando e melhorando a qualidade das cores exibidas na tela, vamos lá?

 

1. Clique no Menu Apple > Preferências

 

2. Em seguida clique em “Monitores” ou “Telas”, caso esteja utilizando versões mais recentes do MacOS.

 

 

3. Clique em “Cores”, localizado nas abas na parte superior da janela.

 

4. Em seguida clique no botão “Calibrar” com a “tecla Option” pressionada no teclado. Isso abrirá o Apple Display Calibrator Assistant no Modo Especialista.

 

5. O Modo especialista oferece acesso a mais recursos de calibração de cores.

 

 

6 . Agora, clique em Continuar. De fato, você vai clicar “Continuar” após concluir cada uma das etapas a seguir. Se você não ver esta tela, volte e certifique-se de apertar a tecla “Option no Teclado” ao clicar no botão “Calibrar” 

7. Configure o “Gamma nativo”. Esta configuração, te ajudará a melhorar a visão permitindo manter uma distância de pelo menos um metro de distância de sua tela. Ajuste o controle deslizante esquerdo até que o brilho do logotipo da Apple corresponda ao fundo. Em seguida, ajuste o controle deslizante direito até que a forma do logotipo da Apple seja neutro em comparação com o fundo.

8. Clique em Continuar para repetir a etapa mais quatro vezes. Repetir esta etapa ajuda a determinar as curvas de resposta de luminância nativa de sua tela.

 

9. Configure uma Gamma. Esta configuração permite ajustar o contraste geral da tela. O assistente vai te instruir a verificar a imagem à direita do menu para ver como as diferentes opções de contraste afetam sua tela. Você também verá o nível de gama numérico se ativar a caixa de seleção “Usar gama nativa”.

 

Você pode mover o controle deslizante até atingir o contraste desejado. À medida que ajusta o contraste, você também verá as alterações atualizadas em tempo real no visor.

Importante: É recomendado manter o nível de gama padrão de 2.2 se você estiver usando o Mac para sites, apresentações do PowerPoint e games. Para trabalhar em imagens que serão impressas em máquinas de última geração, um nível de gama de 1.8 é recomendado.

 

10. Escolha um ponto branco. Aqui, você pode personalizar a tonalidade geral da cor de sua tela. Por padrão, a caixa de seleção para Usar ponto branco nativo está habilitada. Para personalizar isso, desmarque a caixa e escolha um ponto branco movendo o controle deslizante. Você também pode escolher entre três predefinições de ponto branco padrão de D50, D65 e 9300

Importante: O ponto branco define como seu monitor verá a cor branca. A maneira como o olho humano vê o branco dependerá do calor da fonte de iluminação. Assim, o ponto branco é medido em graus Kelvin (° K). D50 ou 5000 ° K é melhor para gráficos que serão impressos, pois é o mais próximo do branco neutro. Para gráficos baseados na web ou outro trabalho que será visualizado em uma tela, D65 ou 6500 ° K é recomendado.

 

11. Configure as opções do administrador. Se você tiver privilégios de administrador, poderá decidir se permitirá que outros usuários vejam a tela com as configurações calibradas. Se desejar fazer isso, marque a caixa de seleção Permitir que outros usuários usem esta calibração. Caso contrário, deixe-o desmarcado.

12. Nomeie o perfil de exibição. Se você deseja salvar as configurações de calibração, pode atribuir um nome a elas. Na próxima vez que você quiser usá-lo, simplesmente procure-o no painel Display na guia Color.

13. Verifique o resumo do seu perfil. O “Assistente de Display” fornecerá um resumo de suas configurações calibradas na guia Conclusão. Você pode clicar em Voltar se quiser alterar uma configuração. Caso contrário, clique em Concluído para sair do calibrador.

 

Se você quiser ver suas alterações, volte para Preferências do Sistema> Vídeo> Cor. Em seguida, clique nos diferentes perfis de exibição para ver de qual você mais gosta.

 

 

Considerações Finais

Se você está tendo problemas para calibrar o monitor do Mac, talvez seja a hora de comprar um novo. Confira em nossa loja no Magazine Super Apple. 

 

Video para ajudar : )

 

 

.

.

.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.