3 Formas de ser mais produtivo com iPhone e 3 aplicativos para usar cada um deles

3 Formas de ser mais produtivo com iPhone e 3 aplicativos para usar cada um deles

Excelente material para quem quer ser mais produtivo com iPhone!

Produtividade é um assunto que nunca sai de moda. Saber como fazer mais em menos tempo é uma das fórmulas mais procuradas na internet e, felizmente, não faltam métodos e macetes para conseguir se sobressair no trabalho, estudos ou até mesmo no desenvolvimento pessoal. Nós do AppTuts e da Super Apple não somos diferentes.

Por conta disso, fizemos uma pesquisa e mostraremos nos parágrafos seguintes 3 dos métodos de produtividade mais utilizados no mundo, indicando um aplicativo para iPhone e iPad que possa te auxiliar em sua empreitada. Vale lembrar que nenhum dos métodos citados aqui pode ser considerado a fórmula de ouro da produtividade para todos, já que nosso ritmo produtivo acontece de maneira diferente. Ou seja, o que funciona para mim não necessariamente funciona para você e vice-versa.

 

 

Para quem preparamos esse artigo

Apesar de parecer presunçoso, é seguro dizer que esse artigo pode ser aproveitado por todos. Como a produtividade é um assunto bastante amplo e buscado pelos mais diferentes profissionais, empreendedores, estudantes e até mesmo quem está sem ocupação e procura maneiras de fazer dinheiro pela internet. Como falamos na introdução, o artigo é ideal para quem procura fazer mais em menos tempo, especialmente se o objetivo é ter mais tempo livre durante seu dia.

 

1. Método Pomodoro

 

Talvez o mais conhecido entre as táticas de produtividade, o método Pomodoro é ideal para quem tem dificuldade de manter o foco em apenas uma atividade por muito tempo. É considerado uma das melhores formas de ser mais produtivo com o iPhone. 

Para que não fique mudando de aba no navegador de 5 em 5 minutos enquanto precisa cumprir uma tarefa, o Pomodoro trabalha em blocos de 30 minutos, sendo 25 deles dedicado exclusivamente à tarefa e 5 minutos de intervalo.

Pode parecer exaustivo tirar apenas 5 minutos de folga, mas, ao completar o quarto bloco de 25 minutos, a folga é maior, permitindo respirar por 15 minutos.

Quando a técnica foi inventada ao final da década de 1980, o primeiro relógio a ser usado para rastrear as atividades foi um relógio de cozinha de nome Pomodoro, que acabou dando nome à técnica.

Atualmente, não é necessário procurar em sites de compras ou em lojas pelo relógio, já que diversos aplicativos já podem cumprir a tarefa normalmente. É possível usar até mesmo o aplicativo de relógio e cronômetro do próprio aparelho, mas será necessário configurá-lo manualmente.

Para ter um relógio Pomodoro configurado no seu iPhone, iPad ou Apple Watch, pode baixar o aplicativo gratuito Be Focused. Nele, você pode colocar todas suas tarefas do dia, escolher uma e iniciar o cronômetro para começar a usar o Pomodoro de maneira simples e rápida.

 

2. Lei de Pareto

Enquanto a técnica de Pomodoro te deixa mais produtivo com o iPhone e atua nas tarefas do dia a dia e em sua concentração, o princípio de Pareto é ideal para planejar sua rotina e organizar seus objetivos à longo, médio e curto prazo.

Desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto, essa lei define que 80% das consequências surgem de 20% das causas. Por exemplo, se possui uma empresa ou presta serviços como freelancer, é provável que 80% de suas receitas venha de apenas 20% dos seus atuais clientes.

Vale notar que a lei – também conhecida como Princípio de 80/20 – não está escrita em pedra, podendo sofrer pequenas variações de caso a caso. No tema produtividade não é diferente e o princípio pode ser usado para analisar suas tarefas habituais, observando quais delas ocupam 80% do seu tempo e avaliando se o seu uso é o ideal para fazer crescer seu negócio, rendimento no trabalho ou estudos.

Não existe um aplicativo específico para aplicar a Lei de Pareto, mas você pode aplicar a técnica em qualquer app de produtividade que já esteja usando. Além do Be Focused, também pode utilizar o Hours, um controlador de horas para iPhone e Apple Watch  que traz funcionalidade de cronômetro.

Diferente dos outros apps, ele permite que veja quanto tempo gasta em cada tarefa do dia e, ao terminar todas suas tarefas, mostra uma linha temporal revelando como usou seu tempo. Está ai uma excelente forma de ser mais produtivo com o iPhone. 

 

 

3. A técnica de Gamificação

 

Outra técnica que pode te deixar mais produtivo com iPhone que vem sendo estudada e é bastante utilizada na área acadêmica mas também nos negócios. Sendo inspirada em mecânicas de videogames, a técnica consiste em estruturar suas tarefas como se fossem jogo, atribuindo pontos, regras e recompensas ao completá-las.

Gamificar suas tarefas diárias é uma boa maneira de manter a produtividade quando precisa realizar trabalhos menos atraentes ou divertidos, já que usa uma recompensa para o encorajar a completá-la. O Habitica, um app que serve como lista de tarefas no iPhone, foi desenvolvido com essa técnica em mente. Ela oferece aos seus usuários a possibilidade de criar uma persona digital, que pode ser customizado por você.

Imagem e dicas de gamificação no Blog Martis 

 

Para fazê-lo evoluir, ganhar novas habilidades e comprar melhores equipamentos para ele, você deve completar suas tarefas no mundo real. Também é possível convidar amigos ou pessoas de sua equipe para trabalhar em conjunto, explorando calabouços e enfrentando inimigos que são golpeados cada vez que completa uma atividade, mas machuca seu personagem cada vez que não completa algo programado para o dia.

Antes de ir embora, conheça mais aplicativos para se tornar mais produtivo: 30 melhores apps de produtividade

Material gentilmente cedido por equipe AppTuts, valeu pessoal!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.